SapoTelecom
Pesquisar
FacebbokTwitterLinkedinSapo VídeosFoursquare
África PT potencia presença da Portugal Telecom no continente africano
terça-feira, 7 de Junho de 2005

A PT Investimentos Internacionais apresentou o África PT. Um projecto que visa consolidar e crescer nos serviços do Grupo PT na África Subsahariana.

"Este é o momento" de investir em África. Quem o diz é Carlos Vasconcellos Cruz, Presidente Executivo da PT Investimentos Internacionais, no decorrer da apresentação, holding que irá juntar todas as operações do Grupo Portugal Telecom naquele continente.
Para Miguel Horta e Costa, "a internacionalização do Grupo PT é fundamental para o crescimento da empresa". De acordo com o Presidente Executivo, "para além do Brasil, existem outros mercados, como o Africano, onde o Grupo pode retirar um enorme potencial de negócio".

Depois da evolução dos investimentos internacionais no Brasil, o Grupo PT vai diversificar a sua posição em mercados com importância geopolítica e económica. A maturidade do mercado internacional em que o Grupo PT está inserido, sobretudo em países de língua portuguesa, e não só, possibilita que os negócios internacionais tenham uma importância cada vez maior no Grupo PT. Nos vários mercados internacionais em que o Grupo está inserido, a PT já oferece uma enorme variedade de serviços. Tal como afirmou Carlos Vasconcellos Cruz, "África representa um número significativo no crescimento do Grupo PT no Mundo", de tal forma que os serviços que vão ser disponibilizados vão potenciar o aumento de clientes no continente Africano.

Em África, existem três operações de peso do Grupo: Angola, Marrocos e Cabo Verde. Mas também Moçambique, São Tomé, Quénia e Guiné Bissau, são países onde existe um crescimento muito relevante, provando que existe um crescimento sustentado nos principais mercados Africanos em que o Grupo PT aposta. Empresas como a Meditel (em Marrocos) e a Unitel (em Angola), em que o número de clientes não para de aumentar, são o exemplo da maturidade do mercado Africano.

O continente Africano deverá ver aumentado o mercado de telecomunicações móveis em 85,3 milhões de clientes até 2010, e nos mercados móveis dos países de língua portuguesa, o número de clientes deverá chegar nos próximos anos aos 5 milhões. Neste momento, e como exemplo Angola, o Grupo PT está a apostar em três vertentes de negócio: os fixo, o móvel e a Pay TV. E será Angola o país que servirá de "âncora" para o projecto África PT. O Presidente da PT Investimentos Internacionais afirmou que "a África PT é um veículo que visa criar oportunidades de valor e de construir bases organizativas em importantes mercados Africanos". A África PT está dividida em áreas com a financeira, a operacional, a institucional e a cultural sendo que, nesta primeira fase, a consolidação das actuais operações e o contacto com parceiros locais fortes, são algumas das actividades a exercer. Tal como sublinhou Carlos Vasconcellos Cruz, "o lançamento da África PT vai permitir consolidar e potenciar o Grupo PT no continente Africano".

Clique aqui para conhecer mais sobre a PT no Mundo

partilhar notícia