SapoTelecom
Pesquisar
FacebbokTwitterLinkedinSapo VídeosFoursquare
Portugal Telecom e ZTE assinam acordo de colaboração
sexta-feira, 14 de Janeiro de 2005
No âmbito da visita de uma delegação da PT à China, a Portugal Telecom e a ZTE assinaram em Xangai, um acordo de colaboração técnica e científica que permitirá a ambas as empresas reforçar a sua cooperação nos domínios da investigação e do desenvolvimento de novos produtos e serviços e ampliar as suas actividades em vários mercados.

O acordo foi assinado pelo CEO da Portugal Telecom, Miguel Horta e Costa, e pelo Chairman da ZTE Corporation, Hou Weigui. Em representação das empresas foram igualmente subscritores o Presidente da PT Inovação, Paulo Nordeste, e o Director do Centro Tecnológico da ZTE Corporation. O acordo estabelece um conjunto de princípios orientadores para a realização de parcerias entre as duas empresas na candidatura conjunta a concursos para o fornecimento de equipamento e soluções em telecomunicações na China.
Segundo Miguel Horta e Costa, “A China é um mercado que temos observado com muito interesse e onde estamos presentes há alguns anos. Estou pessoalmente empenhado em reforçar os laços da Portugal Telecom com este mercado”. Recorde-se que, a par da PT Inovação, a ZTE é já um dos fornecedores de tecnologia no operador de telecomunicações de Timor Lorosae.
Para a Portugal Telecom, este acordo permitirá exportar tecnologia desenvolvida pela empresa em Portugal, através da PT Inovação, sedeada em Aveiro, para um mercado com 1,3 mil milhões de consumidores. Para a ZTE, este acordo é visto como uma via que poderá facilitar o acesso a mercados onde a PT está presente, designadamente os Palop, bem como à experiência acumulada da empresa portuguesa no contexto europeu, designadamente ao nível dos projectos internacionais de I&D, em que o grupo português, através da PT Inovação está envolvido.
A ZTE Corporation (www.zte.com.cn) é uma das mais importantes companhias de telecomunicações da República Popular da China. A empresa desenvolve e fabrica equipamentos de telecomunicações para as redes fixa e móvel, encontrando-se listada na Bolsa de Valores de Shenzhen desde 1997.
“Sendo o maior fabricante de telecomunicações da China listado em Bolsa, sentimo-nos muito orgulhosos por passarmos a ser um importante parceiro do Grupo Portugal Telecom”, disse o Presidente da ZTE Corporation, Hou Weigui.

Os representantes da PT deslocaram-se à China no âmbito da visita do Presidente da República, Jorge Sampaio. O objectivo da viagem é sobretudo consolidar as boas relações políticas luso-chinesas e desenvolver a incipiente cooperação económica bilateral. Jorge Sampaio viaja com mais de cem empresários, a maior missão do género organizada durante os seus dois mandatos. Com o Presidente da República viajam também os ministros dos Assuntos Económicos, Álvaro Barreto, e Negócios estrangeiros, António Monteiro, representantes dos principais partidos com assento parlamentar e mais de uma dezena de jornalistas.

partilhar notícia