SapoTelecom
Pesquisar
FacebbokTwitterLinkedinSapo VídeosFoursquare
Football Dream Factory powered by Meo
terça-feira, 28 de Julho de 2009
Os sonhos podem tornar-se realidade. Foi nesse sentido que nasceu o conceito Football Dream Factory, que conta com o apoio PT.

Luís Avelar, administrador PT, falou
sobre a parceria com o projecto 
Football Dream Factory



Bem-vindo à fábrica de sonhos! Nasceu a Football Dream Factory, um projecto inovador e inédito que vai permitir o acesso a uma carreira futebolística aos jovens talentos de todo o Mundo. Luís Figo é embaixador desta iniciativa que alia a inovação, o talento, o sonho e a igualdade para transformar o sonho de muitos jovens em realidade. E como? Assente numa plataforma de internet, a Football Dream Factory vai permitir aos candidatos a futebolistas profissionais demonstrar as suas capacidades futebolísticas via online. Capacidades essas que serão posteriormente avaliadas por verdadeiros profissionais.

A iniciativa pretende democratizar o acesso ao mundo do futebol bem como criar igualdade de oportunidades para crianças e jovens independentemente da sua geografia, etnia, sexo, religião ou extracto social. 

No âmbito da forte aposta nos jovens talentos e no desporto, a PT apoia esta iniciativa sendo que a sustentação da plataforma tecnológica está a seu cargo. A marca Meo surge associada ao projecto na versão nacional e a marca PT na versão internacional da Football Dream

Luís Figo é embaixador da
Football Dream Factory
João Guerra, sócio da Football Dream
Factory, explicou o conceito do projecto
Factory. O SAPO contribui ainda com o seu know-how a nível nacional no que se refere a projectos de internet. Para Luís Avelar, administrador da PT, a ligação da empresa ao projecto é natural, não só pela aposta nos jovens talentos, como pelo compromisso na área de responsabilidade social e pelo facto de se tratar de uma iniciativa além fronteiras. A iniciativa “é muito importante para o Grupo PT porque tem tudo a ver com aquilo que acreditamos. É um projecto de procura talento e que tem a ver com inovação e, portanto, fazia todo o sentido esta ligação”, reforça o responsável.

Elementos da TMN Dream Team
com Sá Pinto, embaixador PT para
o Desporto Escolar

A PT encara o apoio à prática desportiva como um dos pilares da sua estratégia de comprometimento e envolvimento com a sociedade. Recorde-se que, em Novembro de 2008, a PT lançou o “Embaixadores PT para o Desporto Escolar” que veio também reforçar o compromisso PT para com a promoção da prática desportiva e aposta na educação e desenvolvimento de um novo conceito de escola para o nosso país. O desafio foi apresentado a três grandes profissionais do mundo do desporto - Ricardo Sá Pinto, Rui Costa e Vítor Baía - para serem Embaixadores PT para o Desporto Escolar e partilharem junto dos mais novos a sua experiência e a forma como o desporto e a sua prática mudaram as suas vidas. Ricardo Sá Pinto marcou presença na apresentação da Football Dream Factory e deixou uma mensagem para os jovens que aspiram ser futebolistas profissionais: “todos nós devemos perseguir os nossos sonhos de uma forma sustentada e não com um sonho desmedido. Praticar desporto mas com paixão! Paralelamente, é fundamental ter uma boa carreira académica, não criar expectativas só apenas em termos desportivos. O importante é divertirem-se e treinaram de forma séria e dedicada”.

Outro exemplo do compromisso PT é a criação da TMN Dream Team, uma sólida equipa de jovens desportistas portugueses, com forte potencial e reconhecimento internacional, a que a TMN se associou no âmbito da sua estratégia de apoio àqueles que reflectem o talento, a perseverança, a criatividade, a eficácia, o valor e a competitividade. São jovens talentos como Tiago Pires, Álvaro Parente, Armindo Araújo, Michelle Brito, Francisco Lobato e Bernardo Sousa.

A Football Dream Factory “assenta em dois pilares importantes: um, são os sonhos, e o outro, a igualdade de oportunidades a todos os jovens”, salientou Luís Figo para quem os parceiros do projecto são fundamentais: “sem eles não era possível estar aqui”.

De acordo com João Guerra, sócio da Football Dream Factory, este “é um projecto global, um projecto nascido em Portugal, mas dirigido ao Mundo”. O mentor da Football Dream Factory referiu que esta iniciativa “faz a ponte entre os sonhos das crianças e os maiores clubes do Mundo”. É neste sentido que “Os meus sonhos tornam-se realidade” se assume como assinatura deste projecto social, que conta já com a associação de vários clubes internacionais de diferentes geografias – Inter de Milão, Grémio de Porto Alegre, Al-Hilal e Valência - bem como dos “grandes” portugueses: Futebol Clube do Porto, Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal.

Além da PT, também o Taguspark se associou à iniciativa e assume-se como promotor. Segundo Américo Thomati, presidente do Conselho de Administração, “a participação do Taguspark neste projecto deixa-nos muito entusiasmados quer pela sua natureza inovadora, quer pelo alcance social do mesmo, quer ainda pelos parceiros desta iniciativa”. O responsável falou ainda de outros parceiros da Football Dream Factory referindo-se à PT como um grupo português empenhado na inovação tecnológica, o qual tem vindo a “aliar uma forte dinâmica e preocupação na área de responsabilidade social”.

Football Dream Factory: a dinâmica

A Football Dream Factory funciona como uma rede social onde os jovens podem construir um perfil de jogador e fazer upload gratuito de vídeos das suas jogadas – até quatro minutos. Os vídeos ficam disponíveis a todos os utilizadores como clubes, profissionais, simpatizantes ou simples utilizadores da internet.

Em www.footballdreamfactory.com é possível visualizar os vídeos e construir o “Viewers Ranking” do dia. Os 10 vídeos mais bem classificados de cada dia serão avaliados no dia seguinte por um painel de profissionais constituído por Luís Filipe Scolari e um grupo de técnicos especializados. Da avaliação da equipa técnica da Football Dream Factory resultará o “Pros Ranking” do dia.

No final de cada semana, os sete vídeos mais pontuados do “Pros Ranking” semanal, serão avaliados pelo próprio Luís Figo.

No final de cada ano, passadas as 52 semanas, o “Melhor do Ano” será eleito por um painel composto por Luís Figo, profissionais de futebol e utilizadores online. O vencedor será conhecido numa Gala emitida através da internet. Na Gala, além do “Melhor do Ano”, serão também premiados vídeos de categorias específicas como Melhor Guarda-Redes, Melhor Avançado, Melhor Drible, entre outros.

Mas a Football Dream Factory pensou também nos “Treinadores de Sofá”, por isso, os internautas podem destacar-se como identificadores de talento. Através de um sistema de pontos, os utilizadores podem candidatar-se diariamente ao título de 

Este é um exemplo dos campos que vão
estar presentes em vários pontos do Mundo

melhor ”Treinador de Sofá”, bastando que apostem num vídeo através da funcionalidade “Pick of the Day”. O sucesso do vídeo escolhido nos vários rankings da Football Dream Factory ditará as pontuações do “Treinador de Sofá”. No final de cada semana é atribuído um prémio ao melhor classificado e, no final do ano, o participante que somar mais pontos será convidado a fazer parte do painel de “Pros” no ano seguinte, ao lado de Luís Figo e Luís Filipe Scolari.

FootballB.Live

Tratando-se de um projecto com verdadeiras ambições internacionais e consciente das limitações no acesso à tecnologia em vários pontos do globo, a plataforma tem prevista a implementação gratuita de campos de futebol DreamFootball, através da iniciativa FootballB-Live.

Estes campos, de utilização totalmente gratuita, permitirão a recolha de vídeos e assegurarão terminais de internet, para que os jovens possam gravar, editar e fazer upload dos seus vídeos nea plataforma online.

partilhar notícia