SapoTelecom
Pesquisar
FacebbokTwitterLinkedinSapo VídeosFoursquareInstagram
PT anuncia criação do Fórum TDT
terça-feira, 13 de Janeiro de 2009

A PT anunciou ontem a constituição do Fórum TDT, juntamente com os operadores de TV de sinal aberto. Na assinatura do protocolo estiveram presentes Zeinal Bava, Mário Lino e os representantes da RTP, SIC e TVI. O novo Fórum TDT vem garantir que os portugueses têm acesso a toda a informação relativa à transição da televisão analógica para a Televisão Digital Terrestre

A PT, juntamente com os três operadores de televisão de sinal aberto, deu ontem o primeiro passo na comunicação do processo de implementação e funcionamento da Televisão Digital Terrestre.
A PT e os representantes dos três canais
de sinal aberto anunciaram a criação do
Fórum TDT
Zeinal Bava destacou os benefícios da
introdução da TDT. Gerar riqueza é uma
das contribuições do projecto
O Fórum TDT tem a missão de preparar todos os portugueses para o desligamento analógico que se realizará em 2011, assegura Zeinal Bava, antes da data recomendada pela Comissão Europeia, tornando-se assim no país da União Europeia que mais rapidamente implementará a TDT. Para 29 de Abril de 2009 está marcado o arranque da transmissão (projecto piloto).

Os objectivos desta associação centram-se na monitorização do processo de transição e permitem assegurar a reunião de condições para o desligamento até 2012. Informam e comunicam sobre o processo de transição da TV analógica para a TV digital, informam sobre os benefícios da TDT e constitui-se como ponto central de informação sobre a TDT e como o elo de ligação entre a indústria e os utilizadores.

Sobre a TDT
A TDT – Televisão Digital Terrestre - é uma nova tecnologia de teledifusão terrestre (através de antenas) em sinal digital que irá substituir a actual teledifusão analógica terrestre (televisão “tradicional”).

A TDT permite uma utilização mais eficiente do espectro, razão pela qual a Comissão Europeia determinou que fosse introduzida em todos os países da União esta tecnologia, estabelecendo um prazo (até 2012) para o switch-off – desligamento - da actual transmissão analógica, tendo como objectivo a utilização do espectro libertado para outros serviços de comunicações como, por exemplo, a disponibilização dos 5 canais sobre a plataforma móvel.

O Fórum TDT é uma associação independente, sem fins lucrativos, aberta à participação de diversas entidades que se insiram no processo de transição. Em http:\\tdt.telecom.pt é possível perceber o que é e como funciona a TDT, aceder a perguntas e respostas frequentes, consultar as notícias e novidades mais recentes e as zonas com cobertura.

O início das transmissões está marcado para Abril de 2009. No final do ano, a PT prevê que 80% da população possua já cobertura. A cobertura integral do território está agendada para Dezembro de 2010.

Mario Lino felicitou a PT pela exigência
que a empresa impôs a si própria
na implementação  da TDT

De acordo com Zeinal Bava, a implementação da TDT “representa um salto qualitativo importante, especialmente para 60% da população que ainda não possui televisão por subscrição”. Mais uma vez, a PT dita e muda as experiências dos consumidores, uma experiência que foi significativamente melhorada com a introdução do Meo no mercado e se estende agora à Televisão Digital Terrestre.


Zeinal Bava reforçou, ainda, os benefícios deste projecto para a sociedade em geral. A TDT contribui para a sociedade do conhecimento, promove a transferência de know-how tecnológico e a renovação do tecido empresarial. Paralelamente, regista-se a criação de riqueza no país, a criação de emprego, de investimento directo e o desenvolvimento da indústria audiovisual em língua portuguesa. Por parte da PT fica também garantida a subsidiação na aquisição de descodificadores a certos segmentos de mercado.

Também Mário Lino, Ministro das Obras Públicas Transportes e Comunicações, salientou a importância da introdução em Portugal da TDT, felicitando paralelamente a PT pelo grau de exigência que impôs a si própria no desenvolvimento do projecto.


Que equipamento é necessário para ter TDT?
Para ver televisão de acesso livre em formato digital é necessário ter um equipamento descodificador que será ligado ao televisor. Existem vários modelos e marcas de descodificadores que estarão disponíveis para venda no mercado, uns mais simples, apenas com funções de recepção de sinal, e outros com funcionalidades mais avançadas, como a Pausa TV ou a capacidade de Gravação.

Existem, também, equipamentos de televisão de última geração, já disponíveis em Portugal que estão preparados para a recepção de TDT, não sendo necessária a aquisição de qualquer descodificador.

Quer os descodificadores quer os equipamentos de televisão de última geração referidos acima têm de ser compatíveis com a norma europeia DVB-T e com o formato de compressão MPEG4/H.264.
Quem tem televisão por subscrição nada terá que alterar pois estas modificações apenas se aplicam à televisão de acesso livre.

Que funcionalidades ficarão disponíveis?

Os portugueses, através de set-top-boxes que incorporam capacidades avançadas, podem usufruir de diversos tipos de funcionalidades:

  • Guia de Programação Electrónica (EPG) - Permite ao utilizador ver o detalhe da programação instantânea e futura de cada canal;
  • Barra de Programação - Permite ao utilizador saber que programas estão a dar no mesmo momento noutros canais, e que programas irão dar a seguir no mesmo canal;
  • Portal TV - Portal gráfico integrado de notícias, tempo, economia, entre outros e complemento do actual teletexto, podendo ter funções de interactividade;
  • Pausa TV - Possível fazer pausa na emissão em tempo real e retomar a emissão mais tarde. Ao retomar a emissão será possível fazer fast forward até ao momento da emissão em tempo real;
  • Gravação Digital - Gravar conteúdos emitidos nos canais de TV em formato digital para visualizar mais tarde com toda a flexibilidade. Gravar a emissão em tempo real ou, em conjunto com o EPG, agendar gravações de emissões futuras.



“Os portugueses têm uma propensão acima da média para aderir a novas funcionalidades”, por isso a PT, aliando a competência tecnológica ao esforço de todas as entidades que integram o Fórum TDT na comunicação do projecto, antecipa o sucesso desta iniciativa. O countdown já começou…



partilhar notícia