SapoTelecom
Pesquisar
FacebbokTwitterLinkedinSapo VídeosFoursquareInstagram
Chegou a Televisão Digital para Todos os Portugueses
quarta-feira, 29 de Abril de 2009

Há 53 anos arrancavam as primeiras emissões de televisão. Hoje a Portugal Telecom marca uma nova era, com o início das primeiras emissões da Televisão Digital Terrestre. O compromisso assumido aquando da apresentação do seu projecto TDT em Abril do ano passado foi cumprido. A partir de hoje 40% da população portuguesa terá acesso a uma nova experiência de televisão, a Televisão Digital para Todos


Reportagem RTP2
Reportagem TVI
Reportagem TVI24
Reportagem RTP - Bom dia Portugal
Reportagem RTP - Jornal da Tarde
Reportagem RTP - Telejornal

"A TDT é, a partir de hoje,
uma realidade na vida de
todos os portugueses",
realça o CEO da PT

A Portugal Telecom acaba de dar início às emissões da Televisão Digital Terrestre (TDT) em 29 concelhos portugueses, superando a proposta inicial de 10 localidades, no interior, litoral, Açores e Madeira, através de um processo de implementação acelerado que irá cobrir integralmente o país até ao final de 2010. Os portugueses passam a ter acesso a uma nova experiência de televisão, de forma gratuita, com a melhor qualidade de imagem e funcionalidades inovadoras.

O centro de gestão de redes da PT foi o local escolhido para a conferência de imprensa que marcou o início das emissões da TDT. Simbolicamente, o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações carregou no botão e começou a contagem decrescente para o início da transmissão digital dos quatro canais nacionais generalistas: RTP, RTP 2, SIC e TVI, assim como a RTP Açores e RTP Madeira. Presentes neste momento estiveram também Augusto Santos Silva, ministro dos Assuntos Parlamentares, Paulo Campos, secretário de Estado das Comunicações, Amado da Silva, presidente da ANACOM, Azevedo Lopes, presidente da ERC, Francisco Balsemão, presidente SIC, Guilherme Costa, presidente da RTP, José Eduardo Moniz, administração da TVI e Bernardo Bairrão, administrador delegado TVI. 

“Hoje estabelecemos um marco histórico ao iniciar as emissões da TDT em 29 localidades, o que significa uma cobertura de 40% da população. Temos o objectivo de garantir, até ao final do ano, 80% de cobertura. Vamos colocar o país na linha da frente em tudo o que está a ser feito ao nível da TDT na Europa”, garante o Zeinal Bava, presidente executivo da PT, durante a conferência de imprensa de lançamento da TDT.

Guilherme Costa, presidente RTP, Francisco Balsemão, presidente SIC, Paulo Campos, secretário Estado das Comunicações, Zeinal Bava, presidente executivo da PT, Mário Lino, ministro Obras Públicas, Transportes e Comunicações


O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações felicita a PT e realça a importância do arranque da TDT em Portugal: “ este é mais um avanço tecnológico no sector das telecomunicações. A partir de hoje Portugal faz parte dos países evoluídos no que concerne a implementação da TDT. Felicito a PT e os seus técnicos pela forma tão competente, eficiente e entusiasta com que trabalharam neste projecto.”

A PT cria condições para antecipar em 16 meses a data limite de desligamento da televisão analógica fixada pelo Governo. “Estamos a preparar tudo para que Portugal possa fazer o switch-off em 2010, se assim o Governo o entender. Vamos fazer a implementação da TDT em três anos, criando benefícios para a economia e para os utilizadores”, afirma CEO da PT. Portugal será assim o país da União Europeia com menor tempo de implementação da TDT.


“A Portugal Telecom continua a dar provas de ser capaz de cumprir os seus compromissos. A TDT foi um compromisso assumido em Abril e que hoje cumprimos com muito orgulho”, revela Luís Alveirinho, director Planeamento e Implementação de Rede.

A TDT irá substituir a actual teledifusão analógica terrestre, que disponibiliza os quatro canais nacionais generalistas, RTP, RTP 2, SIC e TVI, RTP Açores e RTP Madeira, passando a disponibilizar mais qualidade de imagem, som digital, e funcionalidades que até agora só se encontravam disponíveis nas ofertas de televisão pagas, tais como: 

A TDT iniciou hoje as emissões em
29 concelhos. Para além destes locais,
existem outros com cobertura TDT,
pelo que se aconselha o acesso ao site
http://tdt.telecom.pt/ para verificar
a cobertura da zona em questão

- Guia TV: mostra o detalhe da programação instantânea e futura de cada canal;

- Barra de Programação: permite saber que programas estão a dar no mesmo momento noutros canais e que programas irão ser emitidos a seguir;

- Gravação digital: com possibilidade de agendamento. Permite planear e gravar os conteúdos transmitidos pelos canais televisivos;

- Pausa TV: permite parar a emissão em tempo real e retomá-la mais tarde;

- Alta Definição: existência de um canal em alta definição, disponibilizado gratuitamente, que terá emissão em simultâneo, de forma rotativa, com um dos canais de definição standard.

A inovação faz parte do ADN da PT que tem apostado nas capacidades da multiplataforma privilegiando a mobilidade. No caso da TDT, para além de se poder ter televisão digital em casa, no equipamento televisivo, será possível vê-la no computador, em locais exteriores com cobertura TDT, através da nova placa de banda

larga móvel TMN, que terá incorporado um receptor de televisão digital terrestre. A TMN é o único operador em Portugal que disponibiliza uma placa de banda larga móvel que permite ver televisão. Esta oferta integrada mantém o valor mensal da banda larga móvel da TMN.

Esta nova placa permite visualizar gratuitamente os canais nacionais onde e quando se quiser, através de um sinal digital, não necessitando estar ligado à internet. Poderá ainda ter acesso a todas as funcionalidades da TDT disponíveis na televisão de casa.

A TDT já é uma realidade na vida dos portugueses e para que todos possam ter acesso ao máximo de informação possível sobre o projecto, foi desenvolvida uma campanha de comunicação com presença nos meios tradicionais e on-line, em http://tdt.telecom.pt/. Existe também um número de apoio: 800 200 838, além de ser possível obter informações nas lojas da Portugal Telecom em todo o país.

Esclareça aqui as suas dúvidas.

 

partilhar notícia