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Nova marca PT para um futuro brilhante
sexta-feira, 15 de Maio de 2009
Agora é azul. Tem uma nova personalidade. É experiente, de qualidade, sólida, jovem, inovadora, brilhante. É a nova marca PT

Há momentos que mudam para sempre o futuro das marcas, e o que vivemos hoje é um deles. O lançamento da nova imagem PT mais do que assumir-se como um momento de viragem na vida da empresa, projecta uma rede para o futuro e a ambição da PT “transformar Portugal num país ainda mais brilhante”, de acordo com Zeinal Bava, já que este lançamento vem coroar o lançamento da fibra óptica.

Para o presidente executivo, era importante "garantir uma identidade única para o grupo": "Tínhamos que ter uma cor só nossa". Esta é uma "mudança que quero que seja de todos", salientou Zeinal Bava. "A PT é uma empresa em movimento. Não pára."

Nesta nova marca, desenvolvida pela MyBrand, cruza-se a herança do passado, que transmite solidez e confiança, com um futuro jovem, moderno e inovador. No actual quadro de desafios de mercado, a empresa necessitou de redefinir o seu posicionamento, reflectindo uma cultura que privilegia a orientação para o cliente. A nova imagem espelha, por outro lado, o desejo de identificação dos colaboradores com uma marca brilhante, jovem e inovadora.

A nova marca institucional assume-se como uma master brand representativa da dimensão da empresa, que surge para dar consistência a uma actuação integrada no mercado em termos do negócio fixo e móvel, servindo de base para a criação de produtos e serviços mais inovadores para as pessoas e as empresas. As identidades e posicionamentos específicos de marcas fortemente implementadas no dia-a-dia dos portugueses, como a TMN, o Sapo e o Meo, são garantidos. As entidades pertencentes ao Grupo PT, desde a PT Inovação à PT Sistemas de Informação, amplamente reconhecidas pela sua experiência e capacidade de inovação, farão também parte desta nova forma de estar, através da renovação de todos os seus logótipos e imagens corporativas.

Opiniões são o ponto de partida

Esta mudança de imagem decorre de um inquérito realizado junto de 100 colaboradores, em que ficou demonstrado que seria necessária uma evolução da personalidade da marca. O desejo de rejuvenescimento e projecção da inovação e atrevimento, sem abandonar valores do passado reflectiram-se nos resultados. Atributos da personalidade como “duro-austero”, “terra-a-terra” e "orientado para a família", deveriam dar lugar a características como “atrevida”, “trendy”, “excitante”, “imaginativa”, única” e, especialmente, “bem sucedida”, “líder” e “confiante”.

Os resultados demonstram que a marca PT deveria ser mais feminina. Com base na antiga imagem, apenas 11,9% dos colaboradores inquiridos consideravam que a PT se fosse uma pessoa seria uma mulher. Mas 60,9% dos colaboradores que responderam ao inquérito preferem que a marca seja mais feminina.

Cerca de 62% dos inquiridos também considerou que no futuro se a marca PT tivesse idade deveria ter entre 25 e 34 anos. Estes números indiciavam a necessidade de rejuvenescimento da marca, já que os colaboradores lhe atribuíam uma idade situada entre os 35 e 50 anos.

Além da opinião dos colaboradores, foi também auscultada a percepção do público em geral. Esta continua a estar muito associada à prestação do serviço da voz fixa, tendo-se identificado a necessidade de dar mais destaque ao papel aglutinador de serviços, numa perspectiva institucional. A PT beneficia da ligação às marcas comerciais, sendo que também as marcas Sapo e Meo são favorecidas pela relação com a PT. Já a TMN apresenta uma relação mais neutra. A PT, de acordo com os resultados, deveria apresentar-se como uma marca institucional, mas com o papel de emissora de ofertas integradas e espaços comuns.

O estudo realizado junto das pessoas que visitam as lojas veio confirmar que a marca PT é a ideal para a apresentação de ofertas integradas, aportando valores de solidez, confiança e credibilidade. Com este lançamento, a PT manifestou mais uma vez a orientação para os activos mais valiosos: os colaboradores e clientes, ao fazer reflectir no novo posicionamento da marca a opinião de todos.  


 

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