SapoTelecom
Pesquisar
FacebbokTwitterLinkedinSapo VídeosFoursquareInstagram
PT assina contrato de fornecimento de fibra óptica
terça-feira, 12 de Maio de 2009
A Portugal Telecom assinou um contrato de fornecimento de fibra óptica com a empresa norte-america Corning, líder neste tipo de soluções. A operadora portuguesa dá assim continuidade ao compromisso assumido de implementar as Redes de Nova Geração em Portugal, possibilitando experiências de navegação na internet e televisão de futuro  A Portugal Telecom deu mais um passo em frente no que diz respeito à materialização do projecto das Redes de Nova Geração (RNG), ao assinar um contrato com a multinacional norte-americana Corning para desenvolvimento, teste e implementação das RNG em Portugal.

Zeinal Bava deposita grande confiança na empresa norte-americana, líder no fornecimento de soluções de fibra óptica e comprometida com a Investigação e Desenvolvimento. O presidente executivo acredita que esta parceria agregará muito valor ao projecto de implantação de fibra óptica em Portugal, que irá substituir a transmissão de dados multimédia, assegurada por fio de cobre (ADSL) ou cabo.

O presidente executivo da Corning, Wendell P. Weeks, demonstrou estar satisfeito com a parceria criada e assegurou que a tecnologia de fibra óptica permitirá o acesso à internet de alta velocidade, uma experiência de televisão com alta definição e um serviço interactivo e tridimensional.

PT assina contrato com a norte-americana
Corning, líder no fornecimento de soluções
de fibra óptica

Zeinal Bava salienta que a
parceria será verdadeiramente
agregadora de valor ao projecto
O objectivo de Zeinal Bava é claro: "Queremos oferecer aos nossos clientes, tanto residenciais como empresariais, os melhores serviços do mercado".

O acordo foi assinado no final da semana passada, no âmbito de uma deslocação de Zeinal Bava, precisamente à cidade de Corning, localizada a 400 quilómetros a noroeste de Nova Iorque.

Este contrato surge no seguimento de um protocolo assinado pela operadora, juntamente com outros operadores de telecomunicações, com o Governo português, em que se comprometeu com a implantação das Redes de Nova Geração em Portugal. 

A implantação do projecto terá a duração de aproximadamente cinco anos, de acorco com Luís Alveirinho, um dos responsáveis do projecto, a partir do momento em que seja definida a decisão de fazer chegar a fibra óptica a cinco milhões de casas. 

Lado a lado com um líder global

O presidente executivo da Corning é
conhecido por ser conselheiro
tecnológico de Barack Obama
A PT encontra na norte-americana um parceiro tecnológico global, que possuiu uma tecnologia que permite dobrar completamente a fibra sem se perder o sinal. A empresa é líder no desenvolvimento de componentes que possibilita a criação de sistemas para o mercado da electrónica, catalisadores para o controlo de emissão de dióxido de carbono, telecomunicações, entre outros. O presidente executivo, Wendell P. Weeks, é conhecido por ser conselheiros tecnológico de Barack Obama.

Com cerca de 25 mil colaboradores espalhados pelo mundo e com receitas na ordem dos seis mil milhões de dólares, a Corning investe cerca de 10 por cento da receita bruta em investigação. Esta acredita que possui patentes que vão revolucionar a comunicação nos próximos 20 anos.  

A empresa é praticamente desconhecida para os portugueses, mas é a responsável, por exemplo, pela descoberta da fórmula para o fabrico da lâmpada, sem a qual Thomas Edison não poderia ter democratizado a electricidade.


Notícia relacionada

Governo e operadoras assinam acordo para Redes de Nova Geração

partilhar notícia