SapoTelecom
Pesquisar
FacebbokTwitterLinkedinSapo VídeosFoursquare
PT Prime apresenta soluções de medicina
segunda-feira, 1 de Junho de 2009
PT Prime apresentou soluções direccionadas para o sector hospitalar na Conferência Nacional dos Gestores Hospitalares

A PT Prime marcou presença, a 28 de Maio, na Conferência Nacional dos Gestores Hospitalares, promovida pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, realizada no Centro de Congressos do Estoril. Rute Chitas, Business Developer da PT Prime, da área da Saúde, participou numa mesa redonda para apresentar as soluções de medicina da empresa, direccionadas para o sector hospitalar, o VitaCare Unidades Hospitalares. Entre os convidados estiveram também representantes da CIN, Abbott e Glintt.

O VitaCare Unidades Hospitalares é um sistema de informação específico para a gestão integrada de unidades de saúde. Médicos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de saúde, farmacêuticos, administrativos e gestores podem monitorizar a sua actividade reflectida em módulos funcionais que se encontram integrados num único sistema aplicacional. Interacção e workflow são, portanto, palavras-chave na caracterização da solução.

As funcionalidades do sistema abrangem áreas como o processo clínico electrónico, urgências, consultas externas, hospital de dia, passando pelo internamento, bloco operatório, até à prescrição electrónica e enfermagem. Como módulos complementares, o sistema contempla um Portal, Gestão de Atendimento e Apoio Domiciliário. No âmbito hospitalar, a empresa encontra-se na fase final de arranque na Maternidade Alfredo da Costa: “Implementámos a solução VitaCare para toda a área clínica, nas especialidades de obstetrícia, ginecologia e pediatria”, revela Rute Chitas. “Estamos também em fase final de implementação no Hospital Distrital da Figueira da Foz, que inclui não só o hospital como também os centros de saúde que referenciam para esse hospital”. A empresa marca também presença no Hospital de São João no Porto, com uma solução de Gestão de Atendimento e Corporate TV.

Rute Chitas faz um balanço
positivo do desenvolvimento
de negócio da PT Prime na
área da saúde
Com o gabinete de soluções de medicina criado em 2005, a PT Prime começou por direccionar-se para a área dos cuidados de saúde primários, tendo entretanto evoluído para a disponibilização no mercado de soluções orientadas para o sector hospitalar. De acordo com Rute Chitas, estas soluções estão focadas no utente, permitindo a partilha de informação clínica pelos vários profissionais de saúde e por diversas instituições de saúde em Portugal e no estrangeiro.

Face ao desenvolvimento do negócio, Rute Chitas faz um balanço positivo: “Ao nível de cuidados de saúde primários estamos a ter uma receptividade muito grande. Já temos soluções implementadas, na região de Lisboa, em cerca de 14 centros de saúde. Na região do Alentejo, temos a solução de gestão de atendimento em 12 centros de saúde. No Algarve também estamos a desenvolver um projecto de apoio domiciliário para dois centros de saúde, enquanto que na região Centro temos quatro”. 

Em termos da região de Lisboa e Vale do Tejo, "ao nível dos cuidados de saúde primários, no ano passado, 83% das unidades de saúde familiar que abriram escolheram a solução da PT Prime em detrimento de outras duas também aprovadas pela ARS".

Para Rute Chitas, a abrangência das soluções é uma das vantagens diferenciadoras: “Em termos de cuidados de saúde primários, não são só abrangidas as áreas administrativas médicas e clínicas standards, como também um conjunto de módulos adicionais que fazem com que o utente tenha uma interacção facilitadora com a unidade de saúde. Ao nível do portal, o utente pode fazer marcações de consultas online, consegue pedir uma série de documentação, como receituário crónico, não necessitando de se deslocar ao centro de saúde para efectuar o pedido. Posteriormente, apenas necessita de ir levantar a receita”. Mas as vantagens não se ficam por aqui. “Ao nível do centro de saúde, a empresa tem soluções de gestão de atendimento e de corporate TV que também são um complemento à solução de base. A PT Prime possui também uma solução complementar de apoio domiciliário, que permite que os profissionais de saúde, nas suas deslocações a casa dos doentes, disponham de um equipamento móvel, tipo PDA, onde consultam e registam as acções que efectuam".

Com esta presença na Conferência Nacional de Gestores Hospitalares, a PT Prime reforça o seu posicionamento como parceiro de excelência para o sector da saúde, com uma oferta global, integrada, convergente e com um interlocutor único.


partilhar notícia