SapoTelecom
Pesquisar
FacebbokTwitterLinkedinSapo VídeosFoursquareInstagram
Visite exposição de Arte inclusiva no Fórum Picoas
quinta-feira, 10 de Dezembro de 2009
Conheça a Polaris de 4 a 13 de Dezembro, no Fórum Picoas, em Lisboa, promovida pela AFID com o apoio da Fundação PT.

"... a dimensão do desafio superado por estes
Criadores mostra que a capacidade para além
de todas as dificuldades está na força
indomável da vontade."

Domingos Rosa, in Mensagem Catálogo Polaris



 

 

“Tiago Lopes segundo Almada Negreiros”, “Duarte Nuno Dinis segundo Júlio Resende”, “Filipa Santos segundo Frida Kahlo” são algumas das obras expostas na Polaris, uma exposição de Arte Contemporânea inclusiva, patente no Fórum Picoas, Lisboa, de 4 a 13 de Dezembro, entre as 9 e as 18h. A iniciativa é promovida pela Associação Nacional de Família para a Integração da Pessoa com Deficiência – AFID e conta com o apoio da Fundação PT, do Instituto Nacional para a Reabilitação, entre outros.

Na Polaris pode adquirir garrafas de espumante Quinta do Cardo, pintadas pelos artistas e assim contribuir para a construção do novo centro de acolhimento da Fundação AFID “Diferença”.

"Luís Rosa segundo Diego Riviera"
A  exposição “visa distinguir (…) Artistas na área da pintura, fotografia e performance, com ênfase na criação original e inovação, integrando Artistas em situação de desvantagem física, mental e social, com nomes do mercado artístico actual”, de acordo com Domingos Rosa, presidente da AFID.

Valorizar e integrar. Duas motivações, destacadas por Nuno Quaresma, responsável pelo projecto e pintor, para a realização de um evento que se assume como o culminar de um trabalho com 10 anos no desenvolvimento de jovens com necessidades especiais através das artes plásticas.

Com os jovens Nuno Quaresma diz ter aprendido muito de pintura. E explica porquê: “eles experimentam muito mais do que a maior parte das pessoas. Não têm preconceitos. Aprendi a trabalhar em grupo (…), aprendi a viver em sinergia”.
O próximo passo está definido: “Ver a Polaris como um evento regular, anual. É nossa ambição poder ser comissariada de forma independente”, revela Nuno Quaresma.

Óscar Vieira, administrador-delegado da Fundação PT, sublinhou que é com enorme orgulho que a Fundação PT apoia a Polaris. A exposição foi inaugurada a 4 de Dezembro, na sessão marcaram presença Domingos Rosa, presidente da AFID, Óscar Vieira e Alexandra Pimenta, presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação. O momento do encerramento da sessão foi marcado por uma vídeo performance, protagonizada por jovens da AFID e bailarinos profissionais.

Alexandra Pimenta, presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação; Nuno Quaresma, pintor e responsável pela Polaris; Paulo Castanheira, fotógrafo; Rui Daniel, chefe de gabinete da secretária de Estado para a Reabilitação; Domingos Rosa, presidente AFID; Óscar Vieira, administrador-delegado Fundação PT

partilhar notícia