SapoTelecom
Pesquisar
FacebbokTwitterLinkedinSapo VídeosFoursquare
PT divulga propostas para Assembleia Geral
quarta-feira, 25 de Fevereiro de 2009
A Portugal Telecom divulgou as propostas para a Assembleia Geral anual agendada para 27 de Março de 2009. Entre as propostas apresentadas encontra-se a lista de membros dos órgãos sociais para o triénio 2009/ 2011, nomeadamente para o novo Conselho de Administração e Comissão Executiva da PT A 27 de Março de 2009 realiza-se a Assembleia Geral anual da Portugal Telecom. A empresa apresentou os diversos pontos da ordem de trabalhos e respectivas propostas, a respeito das quais os accionistas irão deliberar.

Um dos pontos é relativo à eleição dos membros dos órgãos sociais para o triénio 2009/ 2011, nomeadamente para o novo Conselho de Administração, cujo presidente os accionistas propõem que continue a ser Henrique Granadeiro. No que diz respeito à Comissão Executiva, a proposta prevê que Zeinal Bava (1) continue como presidente executivo e Luís Pacheco de Melo (2) como administrador financeiro. Os restantes administradores executivos previstos são Carlos Alves Duarte (3), Rui Pedro Soares (3), Manuel Rosa da Silva (3), Fernando Soares Carneiro (3), e Shakhaf Wine (3).

A lista proposta de administradores não executivos é a seguinte: José Maria Alvarez-Pallete Lopéz, Francisco Manuel Marques Bandeira, José Guilherme Xavier de Basto, Santiago Fernández Valbuena, João Manuel de Mello Franco, Joaquim Aníbal Brito Freixial de Goês, Mário João de Matos Gomes, Gerald Stephen McGowan, Rafael Luís Mora Funes, Maria Helena Nazaré (4), Amílcar Carlos Ferreira de Morais Pires, António Ramalho, Francisco Teixeira Pereira Soares, Jorge Humberto Correia Tomé, Paulo José Lopes Varela, Milton Almicar Silva Vargas (4), Nuno Rocha dos Santos de Almeida e Vasconcellos.

(1) Presidente Executivo, sujeito à aprovação da composição da Comissão Executiva pelo proposto Conselho de Administração após a respectiva eleição pela Assembleia Geral.
(2) Administrador financeiro, sujeito à aprovação da composição da Comissão Executiva pelo proposto Conselho de Administração após a respectiva eleição pela Assembleia Geral.
(3) Membros da Comissão Executiva, sujeito à aprovação da composição da Comissão Executiva pelo proposto Conselho de Administração após a respectiva eleição pela Assembleia Geral.
(4) A manutenção na presente lista deste nome está dependente da alteração do nº. 1 do Artº. 18 dos Estatutos.

Foram, igualmente, propostos para a Mesa da Assembleia Geral, como presidente, António Manuel da Rocha e Menezes Cordeiro, como vice-presidente, Eduardo Augusto Vera Cruz Pinto e, como secretário, Francisco Manuel Balixa Tapum Leal Barona.

No que diz respeito à Comissão de Auditoria, foi proposto que o cargo de presidente seja exercido por João Manuel de Mello Franco. José Guilherme Xavier de Basto e Mário João de Matos Gomes são os membros sugeridos.

No que concerne a Comissão de Vencimento, para exercer a função de presidente foi indicado Álvaro João Duarte Pinto Correia e, como membros, propostos Francisco Adelino Gusmão Esteves de Carvalho e Francisco Lacerda.

Na Assembleia Geral, os accionistas da Portugal Telecom irão deliberar acerca dos seguintes pontos:

    1. Deliberar sobre o relatório de gestão, balanço e contas relativos ao exercício de 2008;
    2. Deliberar sobre o relatório de gestão, balanço e contas consolidados relativos ao exercício de 2008; 
    3. Deliberar sobre a proposta de aplicação de resultados e distribuição de reservas; 
    4. Deliberar sobre a apreciação geral da administração e fiscalização da Sociedade;   
    5. Deliberar sobre a alteração do número 1 do artigo 18º dos Estatutos;  
    6. Deliberar sobre a eleição de membros de órgãos sociais e da Comissão de Vencimentos para o triénio 2009-2011;  
    7. Deliberar sobre a eleição do Revisor Oficial de Contas efectivo e suplente, para o triénio 2009-2011; 
    8. Deliberar sobre a alteração do número 4 do artigo 13.º dos Estatutos;  
    9. Deliberar sobre a aquisição e alienação de acções próprias;  
    10. Deliberar, nos termos do número 4 do artigo 8.º dos Estatutos, sobre os parâmetros aplicáveis em caso de eventual emissão de obrigações convertíveis em acções que venha a ser deliberada pelo Conselho de Administração; 
    11. Deliberar sobre a supressão do direito de preferência dos accionistas na subscrição da eventual emissão de obrigações convertíveis a que se refere o ponto 9 desta ordem de trabalhos que venha a ser deliberada pelo Conselho de Administração; 
    12. Deliberar sobre a emissão de obrigações e outros valores mobiliários de qualquer natureza pelo Conselho de Administração e, designadamente, sobre a fixação de valor nos termos do número 3 do artigo 8.º e alínea e) do número 1 do artigo 15.º dos Estatutos; 
    13. Deliberar sobre a aquisição e alienação de obrigações e outros valores mobiliários próprios.

Saiba mais sobre as propostas relativas aos pontos da ordem de trabalhos da Assembleia Geral anual de accionistas da Portugal Telecom.

partilhar notícia