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PT e SIC assinam acordo multiplataforma na área de conteúdos
segunda-feira, 27 de Julho de 2009
A PT vai distribuir um novo canal temático destinado ao público infantil, através do Meo. O lançamento decorre do protocolo assinado no dia 24 de Julho, entre a PT e SIC.

Um dia após a apresentação de um protótipo que vai permitir levar internet em fibra óptica com velocidades até 10 Gb por segundo à casa dos clientes, a PT volta a potenciar o investimento que tem vindo a desenvolver na fibra e firmou um protocolo com a SIC.

Para além do reforço das parcerias já existentes para a distribuição dos canais temáticos SIC Notícias, SIC Radical e SIC Mulher, este acordo contempla a distribuição de um novo canal direccionado para o público infantil que terá estreia absoluta na plataforma Meo. “Há 10 anos atrás, a SIC tomou uma decisão de investir nos canais pagos. Foi uma decisão absolutamente crítica para nós porque conseguimos aumentar a penetração dos serviços de subscrição em Portugal para níveis que hoje são uma referência a nível europeu”, explica o presidente executivo da PT. De salientar que, actualmente a SIC possui 20% de quota de mercado e é líder na TV por subscrição com a SIC Notícias.

O protocolo firmado representa um reforço positivo no entendimento entre as duas empresas na produção, pela SIC, e na distribuição, pela PT, de conteúdos audiovisuais pensados e produzidos em português. Trata-se de um acordo multiplataforma para fornecimento de conteúdos televisivos e de internet para todas as plataformas da PT.

O acordo assinado nas instalações da SIC vai vigorar até 2012 e é extensivo à internet pelo que, a partir de Setembro, os sites da SIC vão ser disponibilizados através do endereço do maior portal português em http://sic.sapo.pt/.

“A relação com a SIC tem mais de uma década” e possibilitou desenhar uma relação que vai permitir às duas empresas potenciar o seu know-how, salienta Zeinal Bava. “Na distribuição, o compromisso da PT é firme em levar a fibra a um milhão de casas. Para potenciar essa nova infra-estrutura precisamos de trabalhar em parceria aberta com produtores de conteúdos.” 

Francisco Pinto Balsemão, presidente do Grupo Impresa, acentuou que “estes acordos são importantes pois firmam a nossa posição em termos de conteúdos”.

Vera Pinto Pereira
Direcção de
Produto Televisão

O CEO da PT realçou o facto de existir um alinhamento entre a visão da operadora e da SIC e acredita que este possa ser o primeiro de vários outros canais. “É este tipo de parceria que, do meu ponto de vista, vai garantir que os portugueses possam ter mais e melhores conteúdos e, acima de tudo, vai permitir que o Meo se possa afirmar cada vez mais como uma verdadeira alternativa de televisão por subscrição em Portugal.”

Segundo Vera Pinto Pereira, da Direcção de Produto Televisão da PT, “trata-se de rever um acordo ao nível dos três canais já existentes e de lançar um canal adicional num contexto tecnologicamente inovador porque já contempla a multiplataforma - conteúdos no móvel, online, na televisão”.

Prevê-se que o novo canal tenha estreia no Meo a partir de Janeiro de 2010 embora possa acontecer antes deste prazo. O SIC Kids vai ser um exclusivo Meo durante os primeiros seis meses, “mas não queremos criar barreiras de acesso a conteúdos para ninguém” pelo que depois de aperfeiçoado às audiências estará disponível para todas as plataformas de televisão, explicou Zeinal Bava.

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