SapoTelecom
Pesquisar
FacebbokTwitterLinkedinSapo VídeosFoursquareInstagram
Meo há um ano
quinta-feira, 2 de Abril de 2009
As funcionalidades diferenciadoras serviram de alavanca para um negócio que revolucionou a experiência de televisão dos portugueses. No dia em que se assinala um ano após a apresentação da estratégia de massificação, é possível afirmar que o Meo é uma referência de crescimento a nível europeu


O Meo introduziu funcionalidades inovadores
e foi pioneiro ao mudar a experiência de
televisão dos portugueses

“Comandante” e “futuro” são palavras que desde sempre estiveram associadas à marca Meo. Hoje, é possível relacionar o serviço televisivo da Portugal Telecom com uma outra palavra: crescimento. Porque a empresa foi capaz de fazer crescer a experiência de televisão dos portugueses, fez crescer as ofertas no mercado, as funcionalidades, os conteúdos, o conceito de multiplataforma e foi capaz de fazer crescer o seu negócio fixo. O Meo é hoje mais do que um serviço. Começou por ser uma tendência de futuro para se tornar numa “referência de crescimento no mercado europeu e mundial”, releva Pedro Leitão, administrador PT.

Em apenas um ano, do quarto trimestre de 2007 ao quarto trimestre de 2008, a base de clientes do Meo cresceu 6,7 vezes. A PT terminou o ano de 2008 atingindo os 312 mil clientes, o correspondente a uma quota de mercado de 14 por cento, de acordo com uma estimativa da operadora, no mercado de pay-TV em Portugal.

Mas este crescimento torna-se mais significativo quando analisado no contexto europeu. Um ano após o lançamento do serviço Meo, a PT registava uma penetração doméstica de 5,1%. Já a congénere Belgacom apresentava uma taxa de penetração de 3,1% no primeiro ano, seguida da Free com 3% e da Telefonica com 1,4%. Mas este crescimento torna-se ainda mais notável se for analisado versus a base de clientes ADSL. No caso do Meo, a penetração de 40% no primeiro ano, incluindo DTH (Direct-to-Home) e IPTV (Internet Protocol Television), é a segunda maior de sempre, bastante acima da média europeia.

“Mas o que faz do Meo uma referência? Em primeiro lugar a comunicação bastante forte que se fez aquando do lançamento do serviço, em segundo lugar a cobertura de todo o território nacional, com o Meo IPTV e Satélite, e em terceiro lugar porque os canais de venda PT são fortíssimos. Mas a principal razão do sucesso é a forma como a televisão do futuro revolucionou a maneira como os portugueses vêm TV”, explica o administrador.

O Meo foi pioneiro em Portugal ao introduzir funcionalidades que lhe permitiram alavancar parte do sucesso do serviço televisivo. Algumas são mesmo exclusivas em Portugal, como é o caso do acesso a conteúdos do portal SAPO através da televisão. Em termos de conteúdos, o Meo possui mais de 110 canais com possibilidade de adesão em tempo real.

Através do serviço VoD (Video-on-Demand) é possível aceder e escolher entre cerca de 2000 títulos, assistindo aos filmes em tempo real. A vantagem era diferenciadora ao longo de 2008, face ao principal concorrente a ZON, que apenas disponibilizava um serviço pay-per-view, ou seja, em que os conteúdos são limitados e apenas podem ser vistos em horários pré-definidos. A procura do Meo é significativa. O crescimento é assinalável. No terceiro trimestre este serviço teve 8,5 vezes mais clientes do que no início de 2008. Em média, cada cliente utiliza o serviço uma vez por mês. Desde o lançamento, contam-se já dois milhões de alugueres.

No que concerne a oferta de conteúdos, o Meo distingue-se com canais exclusivos como é o caso da oferta desportiva, com canais de grandes clubes Europeus, tais como Benfica, Manchester e Barcelona. Também as set-top-boxes de última geração se destacam, com um interface superior ao da concorrência, com gravação digital (PVR – Personal Video Recording) e programação electrónica (EPG).

________________________________________________
Linha do tempo

15 de Fevereiro de 2007 - PT Comunicações apresenta publicamente projecto de IPTV. (+)

14 de Junho de 2007 - PT Comunicações lança o serviço de triple-play Meo. À data, o serviço dispunha de mais de 80 canais, dois deles em alta definição. (+)

21 de Fevereiro de 2008 - Filmes da Disney chegam ao vídeo-on-demand do Meo. (+)

25 de Fevereiro 2008 - Meo aposta no reforço de conteúdos e lança nove novos canais. (+)

05 de Março de 2008 - Jubebox, um novo canal de música, passa a estar disponível no Meo. (+)

2 de Abril de 2008 - PT apresenta estratégia de massificação do serviço Meo, um serviço triple-play, multi-plataforma, com funcionalidades inovadoras. O Meo é alvo de uma campanha de comunicação inédita, com um sucesso sem precedentes. (+)

10 de Abril de 2008 - Oferta Meo integra dois novos canais Sony: Animax e Sony Entertainment Television. (+)

12 de Abril de 2008 - MEO marca presença no Estoril Open.

7 de Maio de 2008 - Meo Satélite é lançado, a par da nova campanha de comunicação. (+)

08 de Maio de 2008 - SIC Notícias e SIC Generalista passam a estar nos telemóveis da TMN com o Meo Mobile. (+)

14 de Maio de 2008 - Com o MEO Satélite, a televisão do futuro chega também à Madeira e aos Açores, momento que justifica o lançamento de uma nova campanha de comunicação. (+)

16 e 17 de Maio de 2008 - Campanha Meo ganha o bronze nos prémios Sinos. (+) 

25 de Maio de 2008 - Meo reforça conteúdos em alta definição com o lançamento do Eurosport HD. (+)

30 de Maio de 2008 - Meo é eleito ‘Melhor Branding’ pelos Prémios Meios & Publicidade. (+)

1 de Junho de 2008 - Meo oferece Disney Channel a todos os clientes.

7 de Junho de 2008 - O Euro 2008 é transmitido em alta definição para os clientes MEO, novidade promovida numa nova campanha de comunicação. (+)

9 de Junho de 2008 - Meo apoia a Selecção Nacional no Campeonato Europeu de Futebol. (+)

16 de Junho de 2008 - Anúncio do Meo 'Comunicado/TV do Futuro' é o mais recordado pelos consumidores, alcança o maior índice de recordação comprovada em televisão do sector das telecomunicações desde 2005, com um índice de 49,9%. (+)

18 de Junho de 2008 - Meo supera os 100 mil clientes. (+)

23 de Junho de 2008 - Meo marca presença no Lisboa Bike Tour’2008.

Julho de 2008 - Meo patrocina os três maiores clubes de futebol portugueses. (+)

4 e 5 de Julho de 2008 - Meo patrocina Festival Musa. (+)

18 de Julho de 2008 - MEO patrocina Cool Jazz Fest. (+)

4 de Agosto de 2008 - Meo Satélite lança nova promoção.

13 de Agosto de 2008 - Meo é parceiro tecnológico e patrocinador da Volta a Portugal em Bicicleta. (+)

15 de Agosto de 2008 -  TV Globo Portugal e PFC são transmitidos em sinal aberto no Meo. (+)

29 de Agosto de 2008 - Meo assegura emissão do Canal Benfica. (+)

1 de Setembro de 2008 - Meo alarga oferta para cinco serviços. (+)

9 de Setembro de 2008 -  PT lança Meo IPTV nos Açores. (+)

11 de Setembro de 2008 - PT lança Meo IPTV na Madeira. (+)

15 de Setembro de 2008 - Os canais de televisão dos cinco maiores clubes europeus - Chelsea FC, FC Barcelona, Inter de Milão, Manchester United e Real Madrid – passam a estar disponíveis em exclusivo para os clientes do serviço televisivo Meo e do Meo Mobile. (+)

23 de Setembro de 2008 - Meo supera os 200 mil clientes.

29 de Setembro de 2008 - MEO e SIC disponibilizam conteúdos “On-Demand”. (+) 

2 de Outubro de 2008 - Jogo da Taça UEFA Benfica/ Nápoles transmitido em exclusivo no Meo. (+)

28 de Outubro de 2008 - Sport TV em Alta Definição fica disponível no Meo. (+)

29 de Outubro de 2008 - Meo lança nova Box Satélite DVR Full HD. (+)

11 de Novembro de 2008 - Meo patrocina CASA DECOR 08. (+) 

17 de Novembro de 2008 - Conteúdos do portal Sapo passam a estar disponíveis no Meo. (+)

21 de Novembro de 2008 - DVD de David Fonseca estreia no Meo Mobile. (+)

24 de Novembro de 2008 - Meo lança novo site. (+)

10 de Dezembro de 2008 - Meo passa a transmitir as emissões regulares do canal Benfica.

26 de Novembro de 2008 - Meo associa-se ao Estoril Film Festival 08 e institui o Prémio Meo.

26 de Novembro de 2008 - Canal JimJam passa a estar disponível no Meo. (+)

4 de Dezembro de 2008 - “Diz lá o que queres, Meo…mas não penses que sou o Pai Natal!” dá mote a mais uma campanha online para divulgar as promoções de Natal.

6 de Dezembro de 2008 - Sci Fi: o melhor da Ficção Científica fica disponível no Meo. (+)

9 de Dezembro de 2008 - "Meo, deves pensar que eu sou o Pai Natal" é o ponto de partida para uma nova campanha do serviço televisivo da PT. (+)

18 de Dezembro de 2008 - Meo supera 300 mil clientes.

20 de Janeiro de 2009 - Os adeptos de futebol passam a poder assistir aos jogos da segunda volta da Liga Sagres em três ecrãs em simultâneo: na TV, com o Meo, no telemóvel, com o Meo Mobile, e no computador, através do Sapo. (+)

26 de Janeiro de 2009 - O Videoclube Meo tem uma nova campanha que prevê descontos até 50%. (+)

2 de Fevereiro de 2009 - TMN e Meo são as marcas mais recordadas, segundo um estudo da Publivaga. (+)

11 de Fevereiro de 2009 - No âmbito de uma nova campanha, o Meo Satélite fica a zero euros, durante três meses, para adesões realizadas até 31 de Março de 2009. (+)

12 de Fevereiro de 2009 - Meo VideoClube regista 2 milhões de alugueres.

23 de Fevereiro de 2009 - Meo é nomeado para “IPTV World Series Awards” na categoria de "Maior Crescimento de Subscritores". (+)

4 de Março de 2009 - Lançamento de uma nova área no site do Meo, designada de My Meo, um serviço interactivo com inúmeras funcionalidades. (+)

5 de Março de 2009 - O Meo associa-se à Telepizza e lança uma nova campanha com o mote “A Pizza é Minha”. (+)

10 de Março de 2009 - Meo associa-se ao Festival de Chocolate, em Óbidos. (+)

18 de Março de 2009 - Meo apresenta nova campanha, que reflecte o reforço na disponibilização de conteúdos. (+)

6 de Abril de 2009 - Lançamento do canal AXN em alta definição, no Meo IPTV e Meo Satélite. (+)

partilhar notícia