SapoTelecom
Pesquisar
FacebbokTwitterLinkedinSapo VídeosFoursquareInstagram
PT investe em ligação submarina entre Portugal e África
sexta-feira, 13 de Março de 2009
A Portugal Telecom anuncia hoje um investimento de aproximadamente 40 milhões de euros na implementação de novo sistema de ligações submarinas, no âmbito de um consórcio com a CV Telecom. O novo cabo submarino estará operacional no final de 2010



A Portugal Telecom anuncia hoje a criação de uma parceria estratégica com a CV Telecom, da qual resulta um investimento de aproximadamente 40 milhões de euros num novo sistema de ligações submarinas. As comunicações de Cabo Verde com o mundo melhoram, sendo assim cumprida a ambição de longa data deste país.

Além do reforço das telecomunicações entre Portugal e África, este investimento vem alavancar a competitividade da economia de Cabo Verde. O novo cabo submarino vem complementar os já existentes, permitindo a implementação de um sistema de comunicações internacionais mais fiáveis e incrementa a qualidade e velocidade de navegação na internet.

Zeinal Bava e Humberto Bettencourt Santos, Presidente do Conselho Administrativo da CVTelecom,
durante assinatura da parceria para a criação do novo sistema de ligações submarinas

A entrada em funcionamento está marcada para o final de 2010, ficando assim reunidas as condições para que o país promova o desenvolvimento da sociedade de informação, o recurso a novas tecnologias relacionadas com a banda larga.

Este investimento de longo prazo está dimensionado para uma capacidade de vida de no mínimo 15 anos.

Na definição do traçado do sistema foi beneficiado o arquipélago cabo-verdiano, sendo este o primeiro local em que o cabo amarra. Mas o novo sistema submarino percorrerá toda a costa ocidental de África, complementando as ligações já existentes: SAT – 3 e Atlantis II. Desta forma, a Portugal Telecom assegura a ligação a algumas das suas operações africanas, assim como a conectividade de internet com o principal centro de telecomunicações europeu (Londres).

Uma aposta continuada

A PT, através da parceria com a operadora cabo-verdiana, contribui para que o arquipélago se assuma como um pólo de inovação tecnológica. O forte investimento na rede, a par da oferta de produtos e serviços de valor permitiu atingir elevadas taxas de penetração. Continuar a apostar no aumento da penetração de internet e banda larga faz parte da estratégia das duas operadoras, revela Zeinal Bava. A CV Telecom é já uma referência na inovação ao ter sido pioneira na introdução de IPTV no continente africano em 2006.

O investimento da PT em Cabo Verde reflecte-se no nível da geração de emprego e da formação de quadros locais e também na dinamização de vários projectos de carácter social que têm vindo a ser promovidos na área da cultura, desporto, educação e sociedade da informação, para a promoção da utilização da tecnologia e da Internet como veículos de aprendizagem e conhecimento.

Em 2008, a PT reforçou o seu compromisso com Cabo Verde ao lançar o Sapo.cv -http://www.sapo.cv/ -, dando assim o primeiro passo na internacionalização do Portal Sapo.

 

partilhar notícia