SapoTelecom
Pesquisar
FacebbokTwitterLinkedinSapo VídeosFoursquare
PT associa-se às comemorações do centenário da República
quarta-feira, 8 de Julho de 2009
A Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e a PT apresentaram o Portal Centenário da República.

Artur Santos Silva e Zeinal Bava
apresentaram o
Portal Centenário da República

Multiplataforma, interactividade e georreferenciação são, na opinião do presidente executivo da PT, factores chave do novo Portal Centenário da República. O portal foi apresentado hoje na sede da Portugal Telecom, em Lisboa, e é uma iniciativa conjunta da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (CNCCR) e da PT, através do SAPO.

O Portal Centenário da República surge na sequência das comemorações do Centenário da República que têm início em Janeiro de 2010, na cidade do Porto. Entre as actividades previstas encontram-se exposições, encontros científicos, roteiros municipais, jogos e concursos e acções nas escolas. Acessível em http://centenariorepublica.sapo.pt/ e www.centenariorepublica.pt, o portal assume-se como um importante instrumento de divulgação do programa das Comemorações. Além disso, pretende ser um espaço interactivo que apela à participação assídua dos cidadãos.

Paulo Soares (CNCCR) e Gonçalo Araújo
(SAPO) deram a conhecer as
potencialidades do Portal 
As conversações com a Portugal Telecom tiveram início em Outubro de 2008 e o projecto foi desenvolvido em cerca de seis meses. Segundo Zeinal Bava é um orgulho para a PT poder “participar neste projecto e neste marco da história”. O presidente executivo refere que se pretendia encontrar um site que tirasse partido das várias plataformas que a empresa possui. Por isso, ao longo do tempo, o Portal Centenário da República vai evoluir e apresentar novas funcionalidades com base nos recursos da PT “para que todos os portugueses possam ter uma noção clara do que representa esta comemoração”.

Por exemplo, o portal vai possibilitar um relacionamento multicanal com os cidadãos, que terão a possibilidade de comunicar não apenas pela internet, mas também através dos telemóveis, por SMS e MMS. O objectivo é que este

seja um ponto de encontro que consolidará toda a informação e formas de participação relativamente às Comemorações do Centenário.

Artur Santos Silva, presidente da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, agradeceu o empenho da PT e salientou que “o portal será por excelência o nosso instrumento de comunicação e de mobilização da sociedade em geral para o Centenário”. Trata-se um canal estratégico de comunicação bidireccional, como realçou Paulo Soares, da CNCCR.

Gonçalo Araújo, da Direcção de Tecnologia do Portal SAPO, explicou como se encontra organizado o Portal Centenário da República e as várias áreas que compõem este canal de comunicação que pretende ser um ponto de referência junto da população portuguesa em geral bem como da comunidade académica e escolar.

O momento de apresentação do portal foi ainda assinalado pela celebração de um protocolo de colaboração entre a CNCCR e a PT.

partilhar notícia