SapoTelecom
Pesquisar
FacebbokTwitterLinkedinSapo VídeosFoursquareInstagram
PT recebe Prémio Sustentável 2009
terça-feira, 2 de Junho de 2009
A PT deu mais um passo na área da sustentabilidade ao alcançar o segundo lugar do Prémio Desenvolvimento Sustentável 2009.

Fernando Soares Carneiro recebeu o
prémio atribuído à Portugal Telecom

O que se entende por desenvolvimento sustentável? Segundo a Heidrick & Struggles, trata-se de “investimento a longo prazo com vista à criação de valor para os “stakeholders” através da identificação e exploração de oportunidades e da gestão de riscos resultantes de factores económicos, ambientais e sociais”. Foi com o objectivo de reconhecer as entidades com as melhores práticas nacionais na área do desenvolvimento sustentável e fazer um levantamento da evolução do estado da arte da sustentabilidade em Portugal, que a consultora organizou o Prémio Desenvolvimento Sustentável 2009.

Na cerimónia de entrega de prémios que aconteceu no Pestana Palace Hotel, em Lisboa, a Portugal Telecom foi distinguida com o segundo lugar do Prémio Desenvolvimento Sustentável. Fernando Soares Carneiro, administrador da PT, subiu ao palco para receber este importante prémio e afirmou que “é sempre importante o reconhecimento do trabalho feito”.

“Nos cinco grandes objectivos que a administração PT definiu para este mandato, um deles é ser um elemento de referência no campo de sustentabilidade, quer em Portugal, quer nos países em que opera. Este é um enorme desafio. Um desafio ambicioso e que vamos cumprir. Com esta vontade de vencer” a empresa espera alcançar para o ano o primeiro lugar da tabela, confessou Fernando Soares Carneiro.

A sustentabilidade é um tema importante na agenda PT. Consciente da potencialidade das telecomunicações em aproximar pessoas e melhorar a vida de todos, a PT está empenhada em contribuir para o benefício da sociedade e partilhar valor com a comunidade, ambiente e accionistas. Este prémio representa assim o reconhecimento desta aposta.
 
A 1ª edição do Prémio de Desenvolvimento Sustentável

Em 2007, a Heidrick & Struggles lançou o maior estudo nacional sobre o estado de arte das práticas de sustentabilidade em Portugal e, no ano seguinte, deu continuidade ao estudo registando-se uma maior adesão por parte das organizações. O número de empresas consideradas com condições para participar nesta análise pioneira subiu de 47 para 76.

Este ano, a consultora decidiu dar um passo em frente e, através do terceiro estudo, reconhecer as entidades que abraçaram o desafio da sustentabilidade. Para tal, promoveu a 1ª edição dos Prémios Desenvolvimento Sustentável. O Diário Económico associou-se a esta iniciativa com o objectivo de identificar e distinguir as organizações com as melhores práticas nacionais e que estão a contribuir para o progresso do país.

No total, candidataram-se 200 entidades que responderam ao estudo da Heidrick & Struggles e que foram, posteriormente, analisadas por um Advisory Board. A metodologia assentou na filosofia de gestão “triple bottom line” que analisa a sustentabilidade em três dimensões: a social, ambiental e de gestão.

Durante o evento que deu a conhecer os grandes vencedores da sustentabilidade, as 25 entidades melhor classificadas receberam um diploma sendo que aos cinco primeiros lugares foi ainda entregue um prémio especial: uma oliveira. Este foi o símbolo escolhido para representar esta iniciativa por se tratar de uma árvore ancestral mediterrânica, com forte tradição em Portugal, cuja longevidade supera os dois mil anos, sem nunca deixar de dar frutos. As cinco vencedoras foram:

  1. BES
  2. Portugal Telecom
  3. Efacec Capital
  4. Banco Comercial Português
  5. BP Portugal

No evento foram ainda distinguidas organizações com um prémio sectorial nas seguintes categorias:

  • Melhor PME: Lipor - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto 
  • Melhor autarquia: Município do Cartaxo
  • Melhor empresa/instituto público: Companhia de Carris de Ferro de Lisboa

Saiba mais em http://www.premiosustentabilidade.com/ 

partilhar notícia