SapoTelecom
Pesquisar
FacebbokTwitterLinkedinSapo VídeosFoursquare
PT apresenta Símbolo de Compatibilidade TDT
segunda-feira, 20 de Abril de 2009
A Portugal Telecom disponibiliza, a partir de hoje, o símbolo de compatibilidade TDT, um mecanismo para verificar a compatibilidade TDT com equipamentos como televisões ou caixas descodificadoras

No âmbito da actividade do Fórum TDT, criado para promoção e esclarecimento junto da opinião pública dos factos relacionados com a implementação da Televisão Digital Terrestre (TDT), a PT acaba de disponibilizar um mecanismo para ajudar os consumidores a verificarem se os equipamentos que querem adquirir, como televisões ou caixas descodificadoras, são compatíveis com a TDT.

A criação deste símbolo torna-se importante numa altura em que a TDT vai iniciar as transmissões (29 de Abril) e os consumidores se questionam sobre os aparelhos a adquirir. Este símbolo é, por isso, uma forma para facilitar a identificação dos equipamentos que os portugueses poderão obter para tirarem partido da Televisão Digital Terrestre.

Símbolo de compatibilidade TDT que
pode ser encontrado nos
equipamentos compativeis 
com a Televisão Digital Terrestre



Para verificar a compatibilidade dos equipamentos com a TDT, os fabricantes podem efectuar um pedido de verificação de compatibilidade junto da PT Inovação. Esta procederá à verificação e análise dos equipamentos e, consoante os respectivos resultados, indicará se os mesmos são ou não compatíveis com a TDT.

O símbolo de compatibilidade vai ajudar os consumidores, no momento da aquisição de um equipamento, a perceber a compatibilidade do mesmo com a norma da TDT em Portugal.

O que é a TDT?

A TDT é a designação atribuída ao processo de transmissão de vídeo, áudio e dados, através da utilização de sinais digitais, por oposição aos sinais analógicos utilizados pelos sistemas tradicionais de televisão (analógica).

A Comissão Europeia determinou que fosse introduzida esta tecnologia em todos os países da União Europeia, estabelecendo um prazo, até 2012, para o switch-off – desligamento - da actual transmissão analógica. Em Portugal, o Governo estabeleceu que o desligamento deverá ocorrer até ao dia 26 de Abril de 2012.

Que equipamento é necessário para ter TDT?

Para ver televisão de acesso livre em formato digital é necessário ter um equipamento descodificador que será ligado ao televisor. Existem vários modelos e marcas de descodificadores que estarão disponíveis para venda no mercado, uns mais simples apenas com funções de recepção de sinal, e outros com funcionalidades mais avançadas, como a pausa TV ou a capacidade de gravação.

Existem, também, equipamentos de televisão de última geração, já disponíveis em Portugal que estão preparados para a recepção de TDT, não sendo necessária a aquisição de qualquer descodificador.

Quer os descodificadores, quer os equipamentos de televisão de última geração acima referidos têm de ser compatíveis com a norma europeia DVB-T e com o formato de compressão MPEG4/H.264.

Quem já dispõe de serviços de televisão por subscrição nada terá que alterar, pois estas modificações apenas se aplicam aos serviços de televisão que apenas permitem visualizar canais de acesso livre.

partilhar notícia