Lançado pela TMN, em parceria com o SAPO, o concurso vai nomear os melhores widgets móveis.
O que são widgets? Consistem em pequenas aplicações usadas para adaptar conteúdos de Internet aos sistemas operativos do telemóvel, de forma a melhorar a sua usabilidade e dotar tais conteúdos de uma componente gráfica mais rica e apelativa. Os widgets são desenvolvidos com recurso a tecnologias web, o que permite que mais programadores e web designers possam fazer uma aplicação para mobile.
A iniciativa é lançada hoje e desafia todos os programadores e developers a disponibilizarem os widgets, com os quais pretendem concorrer, no site http://developers.tmn.pt/, até 15 de Junho. Após aprovação prévia, os widgets submetidos a concurso ficarão disponíveis para download gratuito, via PC e telemóvel, para os clientes TMN.
Entre os projectos candidatos, serão seleccionados os 22 melhores widgets para telemóvel, de acordo com critérios de qualidade, fiabilidade, usabilidade, relevância das funcionalidades, conteúdo e layout, por um júri PT. Aos autores dos melhores trabalhos serão atribuídos diversos prémios nomeadamente telemóveis, computadores portáteis e guitarras eléctricas.

No site developers.tmn.pt, a TMN e o SAPO apresentam informações detalhadas sobre o concurso e um conjunto de documentos de apoio ao desenvolvimento dos widgets, de que são exemplo várias APIs, formações e textos de enquadramento com utilidade para a criação dos widgets.
De salientar que, a TMN e o SAPO começaram por despertar a comunidade de developers e programadores para a importância do desenvolvimento de widgets móveis no contexto da 3ª edição do Sapo Codebits, que decorreu em Dezembro de 2009. Uma das novidades desta montra de talentos nacionais e internacionais na área da programação informática foi precisamente a oportunidade dada aos 650 participantes de desenvolverem aplicações e widgets para mobile e, desse modo, candidatarem-se a prémios destinados aos autores da Melhor Aplicação e do Melhor Widget.
Com o concurso ‘Developers TMN’, a TMN e o SAPO voltam a desafiar os talentos nacionais a ir mais longe no domínio das tecnologias de comunicação e informação e a tirar maior partido das últimas tendências de utilização convergente entre fixo e móvel.
Aceite o desafio! Saiba mais em http://developers.tmn.pt/.