'Restart'” foi o tema do 20º Congresso das Comunicações que decorreu nos dias 17 e 18 de Novembro, no Centro de Congressos de Lisboa. A iniciativa promovida pela APDC contou com a presença de vários responsáveis da Portugal Telecom.
O 20º Congresso das Comunicações reuniu inúmeros especialistas nacionais e internacionais para partilhar pontos de vista, fazer pontos de situação e
 |
|
Zeinal Bava esteve presente no debate do 'Estado da Nação' das comunicações |
traçar caminhos e perspectivas de futuro. ‘O Estado da Nação’ voltou a ser um dos principais debates da agenda de comunicações em Portugal juntando, no mesmo painel, representantes de diversas organizações: Portugal Telecom, CTT, Optimus, Vodafone, Zon, Oni Communications e Cabovisão. Moderado por Nicolau dos Santos, director adjunto do Jornal Expresso, este painel centrou o debate no que é expectável acontecer no sector das telecomunicações em 2011, um ano de recessão económica.
Zeinal Bava, presidente executivo da PT, sublinhou que, apesar de um ano que se prevê difícil, a análise deve ser feita não por sector mas por segmento de actividade. No segmento Corporate, a “oferta de Cloud Computing da PT pode trazer oportunidades para a empresa crescer”; no segmento das PME e ENI (Empresários em Nome Individual) “2011 vai ser difícil mas 2010 também já foi. Acreditamos que a escala da PT permite-lhe estar à altura dos desafios”; no segmento Pessoal “o móvel tem quebras de receitas de 5 a 10%. A indústria do móvel tinha sido capaz de manter o modelo de negócio sustentável. Este ano, com o nível de concorrência irracional, e tarifários que não fazem sentido, os minutos de consumo aumentaram 40% e a receita por utilizador caiu vertiginosamente”; no segmento Residencial, onde o mercado apresenta maior resiliência, Zeinal Bava considera que o aumento da concorrência “tem sido muito positivo para aumentar a penetração de pay-tv. Se vai existir contenção de custos em 2011 acreditamos que este é o segmento de mercado que nos deixa mais confiantes”.
 |
A par da análise do sector, da conjectura económica e dos desafios e oportunidades para 2011, os conteúdos, a regulação e a internacionalização foram temas chamados ao debate. Em relação aos conteúdos o presidente executivo destaca que a aposta da PT
 |
|
Pedro Leitão, administrador PT |
assenta sobretudo na qualidade, multiplataforma e interactividade. “Não se trata de oferecer muitos canais, mas canais de qualidade, que as pessoas gostam”. A interactividade tem vindo a ser um sucesso como é o exemplo das primeiras experiências realizadas: o Mundial de Futebol na RTP, os Ídolos na SIC e A Casa dos Segredos na TVI. “Não se trata do preço que se paga pelos conteúdos mas a capacidade de oferecer interactividade sobre esses conteúdos”, realça Zeinal Bava.
No que concerne a regulação, o presidente executivo da PT apelou ao bom senso, elogiou o relatório "extraordinário" da Anacom e explicou que se as condições em relação ao LTE, a 4ª geração móvel, não forem boas “duvido que contemplemos esses investimentos tão
 |
|
Miguel Moreira, presidente executivo da PT SI |
cedo”. A tecnologia deve ser vista como um meio e não como um fim. Devem ser criadas condições para que Portugal possa entrar na LTE o mais rápido possível. Em relação à rede de Fibra Óptica, Zeinal Bava afirmou que a rede não está disponível para ser comprada ou partilhada com ninguém mas “as condutas estão abertas e podem ser utilizadas”.
Destaque ainda para a internacionalização onde Zeinal Bava abordou a presença da PT no Brasil. “A presença no Brasil continua a ser estratégica. Depois do negócio da OI concluído vamos ter cerca de 60% do nosso negócio fora de Portugal”.
Presença PT no Congresso das Comunicações
No painel ‘Media: The Battle for the Digital Home’, que juntou operadores e produtores de conteúdos em torno da análise das novas tendências na oferta de conteúdos e da necessidade de sair da zona de conforto e procurar novos paradigmas, esteve em foco a mudança que se assiste no sector levada a cabo pelos utilizadores que estão cada vez mais ‘on’. Esta alteração leva os operadores móveis a apostarem no fixo e os operadores do negócio fixo a apostarem no móvel.
"O que está a começar a acontecer é que os conteúdos da internet começam a invadir a TV e isto vai originar uma explosão de conteúdos que passam a estar disponíveis em diferentes ecrãs, como é o caso do Videoclube do Meo. O Meo está preparado para tirar partido das oportunidades de mercado porque actua em três vertentes: conteúdos, funcionalidades e multiplataforma”, afirma Pedro Leitão, administrador PT.
 |
| Luís Avelar, administrador PT |
O ‘Cloud Computing’ foi o tema central do painel que contou com a participação de Miguel Moreira, presidente executivo PT SI. Operadores e utilizadores juntaram-se para discutir a importância do Cloud Computing e as oportunidades que podem surgir deste serviço. “Acreditamos que o elemento diferenciador é a conectividade de alta capacidade e por isso apostámos no Cloud Computing”.
De acordo com o presidente executivo, existem cinco factores que levam um operador a pensar
 |
|
Marta Neves, directora de regulação da PT |
que pode e deve apostar no Cloud: a aposta que já fez e faz nas redes, as infra-estruturas de que dispõe (a PT tem 6 Data Centers em Portugal), ter uma rede comercial alargada com um modelo de negócio assente numa grande proximidade com os clientes, know-how que advém da forte e contínua aposta em tecnologias e parcerias estratégicas que têm permitido à PT liderar em inovação e em resposta ao mercado. “Ambicionamos ser o parceiro ideal para oferecer os serviços de Cloud Computing. Temos infra-estruturas, qualidade de serviço e know-how que nos permite apresentar uma oferta mais end-to-end”, confirma o Miguel Moreira.
Marcaram ainda presença no Congresso das Comunicações, Luís Avelar, administrador PT, no painel ‘Value Chain: Novos equilíbrios?’; Celso Martinho, director tecnológico do Sapo, no painel ‘Web: a nova experiência da internet’; e Marta Neves, directora de regulação da PT, no painel ‘Regulação: Novas redes e novos desafios’.
A PT foi patrocinadora geral da APDC e apoiante do Congresso. Marcou presença no evento com um stand onde oferecia uma experiência de surf em 3D aos congressistas.