SapoTelecom
Pesquisar
FacebbokTwitterLinkedinSapo VídeosFoursquareInstagram
MEDIA 11-Abr-2012 Rede 4G da TMN é referência de qualidade entre fabricantes de smartphones europeus A TMN é reconhecida pelos fabricantes como um dos operadores de referência na Europa por apresentar a primeira rede europeia qualificada pelo GCF (Global Certification Forum),com o mecanismo CSFB (Circuit Switch Fall Back), que permite a comunicação de voz em redes 4G. Este suporte, obrigatório para fornecer o serviço de voz em smartphones 4G, vem reforçar o estatuto do maior operador móvel português ao nível da qualidade, fiabilidade e robustez da sua rede de vanguarda tecnológica.

Para além da rede, também o Samsung Galaxy SII LTE da TMN, o primeiro smartphone 4G comercializado em Portugal, é um smartphone certificado pelo GCF para todas as bandas LTE europeias.  

O processo de certificação do GCF, caracterizado pela interoperabilidade em rede real, é constituído por uma série de testes realizados em pelo menos cinco operadores qualificados e em total conformidade com as normas exigidas neste campo. As redes qualificadas GCF são vistas pelos fabricantes de terminais como redes de referência para desenvolver os seus produtos, existindo atualmente apenas 20 operadores no mundo, sendo a TMN um deles.
 
O GCF consiste numa parceria entre operadores e fabricantes de terminais, constituída com o objetivo de estabelecer um programa independente de certificação que assegure a qualidade e interoperabilidade global de terminais.

PT na vanguarda da implementação do 4G em Portugal
O serviço 4G, que a PT disponibiliza desde 12 de março, permite aos utilizadores beneficiarem de uma nova experiência de Internet móvel com velocidades até 100 Mbps, menor latência e melhor qualidade de rede. Já em abril, a PT terá a rede 4G com a maior cobertura nacional, com uma abrangência de mais de 80% da população portuguesa. 

Comprometida com a disponibilização de soluções precursoras e com a definição de tendências no setor das telecomunicações, a PT destacou-se desde o primeiro momento no investimento afeto à implementação da rede 4G. A TMN conduziu em março de 2010 a primeira demonstração pública de 4G em Portugal. Em abril do mesmo ano, demonstrou na PT Inovação em Aveiro um conjunto de novas soluções viabilizadas por esta tecnologia, posicionando-se como o primeiro operador no país a alargar um projeto-piloto 4G aos meios académico/laboratorial e industrial. Em abril e maio de 2011, a TMN realizou os primeiros trials 4G de abrangência nacional, em Cascais e Braga, respetivamente, assinalando o primeiro momento em que os portugueses tiveram acesso num contexto real a velocidades de Banda Larga Móvel de mais de 100 Mbps. Com esta estratégia, a TMN contribuiu de forma significativa para tornar a então rede do futuro mais próxima da comunidade em geral. 

A TMN modernizou toda a sua rede móvel para aumentar as sinergias com as redes de nova geração, com vista a tornar a infraestrutura e a arquitetura de rede mais eficaz. Também ao nível da rede de fibra ótica, para a qual a PT mereceu o galardão da melhor da Europa pelo FTTH Council, estão cobertas 1.6 milhões de casas. O investimento global que a PT tem vindo a fazer nas suas redes é sintomático assim do reconhecimento de que, só através da robustez da rede e da liderança na cobertura, estão as condições necessárias reunidas para a democratização e o acesso massificado aos dados.







partilhar notícia