SapoTelecom
Pesquisar
FacebbokTwitterLinkedinSapo VídeosFoursquareInstagram
MEDIA 19-Jun-2012 SAPO lança Twitteuro, um barómetro de popularidade das equipas e jogadores do Euro 2012 O SAPO acaba de lançar uma nova área interativa - o Twitteuro – que permite acompanhar, ao minuto, as opiniões publicadas na rede social Twitter sobre as equipas que disputam o Euro 2012 e respetivos jogadores, com natural destaque para a seleção portuguesa.

O Twitteuro é um barómetro de popularidade na Twittosfera das equipas e dos jogadores que participam no Euro 2012. Esta ferramenta, desenvolvida por um conjunto de entidades de que faz parte o SAPO Labs, permite acompanhar em tempo real todos os tweets identificados com a hashtag #Euro2012, o que inclui as menções às equipas e aos seus jogadores. A premissa usada para a medição da popularidade de um jogador (ou equipa) é o número de tweets que mencionam esse jogador (ou equipa): quanto maior for o número de tweets que mencionam o jogador, maior será considerada a sua popularidade.

A comparação de popularidade entre equipas e jogadores é apresentada através de uma visualização interativa em que cada uma das equipas nacionais participantes no Euro 2012 se encontra representada por um círculo. O tamanho dos círculos das equipas e dos jogadores depende do valor da popularidade que o Twitteuro for capaz de determinar. Clicando num círculo de uma equipa a visualização passará a mostrar somente a popularidade dos jogadores dessa equipa. O Twitteuro permite também visualizar as tendências de popularidade sobre o Euro 2012 em geral, sobre uma equipa específica ou mesmo sobre um jogador individual. São ainda apresentados os últimos tweets recolhidos pelo Twitteuro em tempo real, para cada contexto de visualização.

A participação no Twitteuro é aberta a todos os utilizadores, bastando para o efeito ter uma conta no Twitter e enviar um tweet com a hashtag #Euro2012. Para comentar sobre uma seleção basta adicionar ao seu tweet a hashtag com o nome oficial do país em inglês (definido pela UEFA) ou em português. No caso de querer enviar um tweet acerca de um jogador específico, basta adicionar ao seu tweet a hashtag com o sobrenome do jogador.

O Twitteuro resulta da colaboração das equipas dos Labs SAPO (UP e Picoas), do Público, do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), da FEUP e LIACC, e INESC-ID, no âmbito do projeto de investigação REACTION em jornalismo computacional.







partilhar notícia