Literacia Digital e acesso ao Conhecimento
Portugal é um dos países europeus com melhores infraestruturas de acesso à banda larga, à internet e a serviços de televisão, IPTV. A PT tem contribuído fortemente para esta realidade, já que, sendo líder nas várias plataformas de acesso à internet em banda larga, tem mantido um elevado nível de investimentos no upgrade da rede e no lançamento de serviços adaptados aos vários perfis de consumidores.
Vivemos hoje um verdadeiro ponto de viragem num conjunto alargado de áreas da nossa vida. Somos contemporâneos de um mundo cada vez mais desmaterializado onde podemos multiplicar tempo e recursos. Transferir informação a uma velocidade de 100 Mbps não é apenas mais uma evolução na indústria – é uma alteração de paradigma. Todas estas transformações têm repercussões no nosso dia a dia: em casa, na escola, na saúde, nos estilos de vida e a PT quer continuar a ter um papel ativo nesta mudança.
A aplicação das novas tecnologias e, em concreto da nova rede de fibra ótica, ao universo da Educação, da Saúde e da Segurança possibilita a criação e utilização de soluções que promovem a sustentabilidade social. São três as esferas de atuação em que a PT está particularmente empenhada:
- Educação - estamos envolvidos num conjunto alargado de iniciativas em todas as geografias onde atuamos e que visam promover o acesso à educação, à infoinclusão e à geração de talento, utilizando as tecnologias de comunicação como alavanca de mudança e de progresso;
- Saúde - somos pioneiros na introdução de soluções-piloto que estreitam a relação entre médico e paciente, que eliminam o fator geográfico como elemento de descriminação social no acesso aos cuidados de saúde e que introduzem novas valências de diagnóstico, acompanhamento clínico e de simplificação de processos;
- Segurança - implementámos um conjunto de soluções inovadoras que promovem a partilha de informação crítica entre autoridades e cidadãos, a utilização correta e segura das tecnologias de informação, novas formas de relacionamento com as forças policiais e a geo-referenciação de equipamentos e pessoas.
Este texto está escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.
|