24/11/2016

Fundação PT lança soluções de tecnologia para acesso de todos à educação

A Fundação Portugal Telecom (Fundação PT), num contributo ímpar para o acesso de todos à educação, assina hoje um Memorando de Cooperação com a Secretaria de Estado da Ciência, Educação e Ensino Superior, no âmbito do qual se propõe identificar áreas críticas de intervenção e promover a educação para todos, em linha com a evolução digital do setor e com a estratégia “Europa 2020”.

Com a assinatura deste protocolo, celebrada num debate promovido pela Fundação PT sobre o lugar atual da educação, as entidades assumem a sua articulação estratégica e operacional e materializam o compromisso público de, no quadro das suas atividades, promover a inclusão no ensino superior e no mercado de trabalho de todas as pessoas, em particular cidadãos portadores de deficiência.

Com impacto na integração escolar, profissional e social das pessoas com deficiência ou necessidades especiais de comunicação, a Fundação PT integra no seu portefólio as Soluções Especiais PT, que hoje surgem reposicionadas para fazer face à evolução digital que os métodos de aprendizagem têm vindo a sofrer.

A primeira novidade surge, desde logo, com o Khan Academy, projeto educativo criado por uma ONG norte-americana e que a Fundação PT introduziu em Portugal para permitir, através de uma simples plataforma online, o acesso a aulas de matemática, entre outras, às quais se juntam em breve exercícios com extensão prevista no contexto da sala de aula.

Também a TeleAula, sistema educativo que permite a alunos sem mobilidade assistirem a partir de casa às aulas e terem assim contacto com professores e colegas, passará a ser disponibilizada numa versão na Cloud, mais simples, cómoda e flexível. Já o projeto Comunicar em Segurança, que visa formar os agentes da comunidade educativa sobre como usar e dominar as TIC, e que integrou recentemente o Consórcio da Internet Segura em Portugal, vai ter novos conteúdos e jogos interativos. Também o SAPO Campus, plataforma colaborativa e interativa online e gratuita, ganha um novo boost, com maior capacidade de partilha de informação e conhecimento. Na área da acessibilidade, surge a Locução Portátil, um software adaptável a qualquer PC para alunos cegos, e o GRID 3, para acesso ao PC por pessoas com incapacidades neuromotoras.

Estas soluções materializam as ferramentas de atuação da Fundação PT ao nível da educação – a par da sua intervenção social, aos níveis da acessibilidade digital e da saúde –, um dos seus eixos estratégicos de intervenção, que a posicionam como uma fundação ímpar em Portugal, com intervenção multidisciplinar.

Reconhecendo que a tecnologia comporta a nobre vocação de potenciar a qualidade de vida de todos, a Fundação PT tem procurado contribuir ativamente para o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo de toda da sociedade portuguesa, num movimento baseado em parcerias setoriais e alinhado com a estratégia Europa 2020. A Fundação PT procura, deste modo, recentrar na agenda mediática e na opinião pública do país a importância do acesso de todos à educação através de soluções de tecnologia, colocando ao serviço dos vários setores da sociedade o seu know-how, a sua experiência e as suas valências ao nível da investigação e do desenvolvimento de ferramentas de inclusão digital.

Visão Estratégica da Fundação PT na Educação

A visão estratégica da Fundação PT para a educação é transversal e está ancorada num portefólio de soluções vocacionadas para públicos dos 8 aos 80, que beneficiam da integração no operador líder de mercado em Portugal, com uma infraestrutura state of the art, capacidade de inovação única e plataformas e conteúdos criados de raiz indoor, à medida das pessoas.

A Fundação PT endossa um ecossistema de parcerias na área da educação, no âmbito das quais tem vindo a desempenhar um papel fundamental para a digitalização da comunidade educativa, contribuindo para introduzir nas salas de aulas e nos diferentes contextos educativos ferramentas, equipamentos e conteúdos incentivadores da digitalização. A Fundação PT tem vindo, ainda, a liderar programas de formação que despertam todos os agentes da educação para o domínio consciente e responsável das TIC.

Paralelamente, a Fundação PT apresenta uma estratégia e um portefólio completamente diferenciadores, sem igual na sociedade portuguesa, com Soluções Especiais adaptadas a cidadãos com necessidades especiais, com deficiência ou em circunstâncias de vulnerabilidade, possibilitando o seu acesso à atividade escolar, profissional e social, numa nova lógica social assente na inclusão digital.

Com estes pressupostos, a Fundação PT propõe-se no contexto deste evento Educação para Todos dar contributos para a reflexão dos diferentes modelos de aprendizagem e a inevitável evolução para o digital, com a preocupação fundamental de promover através da tecnologia o acesso de todos à educação.

Modelo - Bloco Galeria

ANEXOS

Fundação PT lança soluções de tecnologia para acesso de todos à educação em debate sobre digitalização do ensinoFundação PT lança soluções de tecnologia para acesso de todos à educação em debate sobre digitalização do ensinoPDF510.000000000000KB24/11/2016 00:00:00DD-MM-AAAAhttps://conteudos.telecom.pt/Documents/PT/media/comunicados/2016/novembro/fundacao-pt-lanca-solucoes-de-tecnologia-para-acesso-de-todos-a-educacao-em-debate-sobre-digitalizacao-do-ensino.pdf, https://conteudos.telecom.pt/Documents/PT/media/comunicados/2016/novembro/fundacao-pt-lanca-solucoes-de-tecnologia-para-acesso-de-todos-a-educacao-em-debate-sobre-digitalizacao-do-ensino.pdf
Soluções Fundação PT em destaque - Educação para todosSoluções Fundação PT em destaque - Educação para todosPDF536.000000000000KB24/11/2016 00:00:00DD-MM-AAAAhttps://conteudos.telecom.pt/Documents/PT/media/comunicados/2016/novembro/solucoes-fundacao-pt-em-destaque-educacao-para-todos.pdf, https://conteudos.telecom.pt/Documents/PT/media/comunicados/2016/novembro/solucoes-fundacao-pt-em-destaque-educacao-para-todos.pdf