15/03/2018

Highlights resultados Altice Portugal | 4T 2017

Enquadramento

  • O MEO continua a ver os benefícios do seu investimento acelerado na expansão da cobertura de fibra ótica (FTTH) tendo atingido no 4T 2017 os melhores resultados em adições líquidas e o melhor desempenho no segmento B2C em 5 anos.
  • O MEO capturou  mais de 60% das adições líquidas do mercado de TV no 4T (alcançando a liderança na aquisição de clientes de TV pela primeira vez em 4 anos). A rede da Altice Portugal já atingiu mais de 4 Milhões de casas passadas, prosseguindo o seu objetivo de alcançar uma cobertura nacional.
  • A Altice Portugal continua a investir na modernização da sua infraestrutura móvel, atingindo uma cobertura de população de 97,5% em 4G no final de 2017. A Altice Portugal está a preparar-se para o futuro e exemplo disso são os lançamentos de serviços em 4,5G/ 4G+ e a construção de novas parcerias para os serviços NR 5G NSA. Este investimento está a suportar o crescimento contínuo da base de clientes móveis pós-pagos do MEO.

Resultados Operacionais

  • O crescimento da fibra voltou a acelerar no 4T de 2017, atingindo adições líquidas de clientes de 142 mil no ano de 2017 (incluindo migrações de tecnologia), aproximadamente o dobro do valor no ano de 2016, atingindo um recorde de 43mil novos clientes de fibra no 4T de 2017 (vs. + 29k no 4Tde 2016).
  • A aceleração no crescimento da fibra permitiu que o parque de clientes do negócio fixo crescesse no 4T de 2017 6 mil adições líquidas, representando o melhor desempenho nos últimos 5 anos. Outras melhorias operacionais que suportaram este melhor desempenho comercial incluem a revisão da estratégia de distribuição, novas ofertas e um maior controlo de churn (atingindo níveis mínimos recordes, nomeadamente no que diz respeito à base de clientes de fibra).
  • A tendência de clientes móvel pós-pago B2C voltou a melhorar no 4T 2017 com adições líquidas de 33 mil clientes (vs. -12 mil perdas no 4T 2016), devido ao investimento da Altice Portugal em rede e ao contínuo sucesso da estratégia de convergência.  
  • No segmento empresarial, a base de clientes móvel aumentou +2,0% YoY, com adições líquidas de 13 mil clientes no 4T 2017 (vs. -5k no 4T 2016), apesar de um maior ambiente competitivo.

Resultados Financeiros

  • No 4T 2017, a receita total em Portugal decresceu 1,8% em relação ao período homólogo do ano anterior para € 536 milhões.
  • No 4T de 2017, as receitas fixas no B2C diminuíram 6,4% face ao período homólogo de 2016, devido a anteriores perdas de clientes fixos (-2,8% YoY) e a uma diminuição do ARPU total fixo (-3,8% YoY), no seguimento de decisões regulatórias durante o 3T 2017.
  • A tendência de receita do segmento empresarial (B2B) tem vindo a aumentar consecutivamente, a cada trimestre, desde que o Grupo Altice assumiu a gestão da Altice Portugal, tendo crescido no 4T de 2017 0,7% YoY (aumentando quer no negócio fixo, +0,1%, como no negócio móvel, +1,9%). Este aumento de receita no 4T de 2017 é o primeiro em muitos anos, sendo esta evolução positiva resultante de uma estratégia com foco na retenção dos clientes Corporate, crescimento no segmento de PME’s e SoHo’s e receita derivadas de serviços ICT e Cloud.
  • As outras receitas continuaram a aumentar significativamente (+36,2% YoY no 4T 2017) sustentadas na excelente performance da Altice Labs.
  • O EBITDA ajustado da Altice Portugal diminuiu 6,7% no 4T 2017 face ao período homólogo para 245M€ com uma redução de margem de 2,4pp YoY para 45,8 %, reflexo da perda de margem quer no segmento consumo quer no segmento empresarial consequência do forte ambiente competitivo que impacta em particular o líder de segmento. 

 Modelo - Bloco Galeria

 

 

 ANEXOS

 

 

Highlights resultados Altice Portugal | 4T 2017Highlights resultados Altice Portugal | 4T 2017PDF303.000000000000KB15/03/2018 00:00:00DD-MM-AAAAhttps://conteudos.telecom.pt/Documents/PT/media/comunicados/2018/marco/highlights-resultados-altice-portugal-4t-2007.pdf, https://conteudos.telecom.pt/Documents/PT/media/comunicados/2018/marco/highlights-resultados-altice-portugal-4t-2007.pdf

 Modelo - Bloco Colunas

 

 

Contacte-nosmedia-contacte-nos-bloco-1-colunaContacte-nos<p>Esclarecimentos ou pedidos de informação por parte da comunicação social sobre a Portugal Telecom podem ser colocados aqui.​​</p>​http://base-tcom.telecom.pt/pt-pt/media/Paginas/contactos.aspx#form21, Consultar página Contactos00