31/07/2019

Receita atinge 522M€ no 2T 2019, crescendo 1,1% face ao período homólogo

  • ​​​Receitas crescem +1,1% YoY e +2,5% face ao 1T 2019;
  • EBITDA cresce +0,4% YoY e +3,3% face ao 1T 2019;
  • Receitas Segmento Consumo crescem +0,7% face ao 1T 2019;
  • Receitas Segmento Serviços Empresariais crescem +4,9% face ao 1T 2019;
  • Segmento Consumo com crescimento da base de clientes pelo 7º trimestre consecutivo;
  • Liderança do setor com +50% de quota de mercado ao nível de adições líquidas.
Os resultados do segundo trimestre de 2019 da Altice Portugal evidenciam o caminho de sucesso da estratégia definida e a continuidade e consolidação do esforço realizado nos últimos trimestres, o que levou a uma inflexão nos resultados operacionais e financeiros. As receitas aumentaram +1,1% comparativamente ao 2º trimestre de 2018 e cresceram +2,5% comparativamente ao 1º trimestre de 2019. Este desempenho é resultado da excelente trajetória da Companhia, iniciada no 4º trimestre de 2017 e a evolução das receitas é o reflexo da recuperação e transformação conduzida pela estratégia da Altice Portugal, que permite continuar a afirmar a sua liderança no mercado de telecomunicações em Portugal.

No 2º trimestre de 2019, a Altice Portugal alcançou vários marcos relevantes não só para a empresa, mas também para o país:
  • 1 Milhão de clientes em fibra ótica em Portugal;
  • Investimento sem precedentes na implantação de Fibra Ótica nas Aldeias Históricas Portuguesas;
  • Realização da primeira transmissão televisiva em 5G, em parceria com a RTP, durante o MOCHE XL E-SPORTS, o maior evento de gaming do país;
  • Excelente desempenho em todos os KPIs financeiros e económicos, com o EBITDA a alcançar um crescimento neste trimestre de +0,4% comparativamente com o período homólogo e +3,3% face ao trimestre anterior.​
O EBITDA apresenta uma tendência significativa de melhoria nos últimos 6 trimestres, em resultado do crescimento das Receitas, do movimento de estabilização ao nível da Margem Bruta e Comercial e manutenção do controlo rigoroso e disciplina ao nível dos custos operacionais, beneficiando igualmente do efeito do programa de saídas realizado no 1º trimestre de 2019.

Estes marcos e conquistas são o resultado da estratégia de liderança da Altice Portugal: os investimentos na rede, o lançamento de produtos inovadores, o compromisso com a melhoria dos serviços ao cliente e o crescimento sólido da Base de Clientes, permitem à Companhia o reforço da liderança no mercado e o continuar a afirmar-se como motor de crescimento no setor.

Destaques Operacionais | 2T 2019

  • 55% da Base de Clientes em Fibra no Segmento Residencial;
  • Crescimento de RGUs em praticamente todos os serviços: TV e Banda Larga no negócio fixo e pós-pago no negócio móvel;
  • A Altice Portugal atinge 4,7 milhões de casas em fibra ótica, aproximando-se cada vez mais da meta estabelecida para 2020 de 5,3 milhões. A estratégia comercial associada ao forte investimento foram a chave para as metas alcançadas.​
O desempenho operacional é claramente positivo, nomeadamente no segmento B2C, com o crescimento da base de clientes únicos (+1,1 mil no 2º trimestre de 2019), suportado por i) menor taxa de desligamentos dos últimos três trimestres; ii) instalações com um nível e evolução sustentado; iii) aumento da convergência (+2 p.p. neste trimestre comparativamente com o período homólogo).

No segmento B2B, o desempenho operacional no 2º trimestre de 2019 é sólido em todos os principais produtos e serviços.

Segmento Consumo

As receitas do Segmento Consumo apresentaram um crescimento de +0,7% face ao trimestre anterior. Este é o resultado de uma tendência de recuperação sustentada, baseada num crescimento contínuo na Base de Clientes, alavancada nas novas entradas, mas também no excelente controlo dos desligamentos, o que permitiu um crescimento contínuo nos últimos 7 trimestres, traduzindo-se em +21,5 mil clientes nos últimos 12 meses com o aumento substancial dos Clientes ligados em Fibra Ótica (55%).

A convergência continua a crescer +2 p.p. no 2º trimestre de 2019 face ao período homólogo, com clientes mais valiosos e com maior ciclo de vida (os clientes convergentes têm menos de metade da taxa de desligamento de clientes não convergentes).

A base de Clientes Móvel pós-pagos atingiu 3 milhões de subscrições, tendo apresentado um incremento de +31 mil no 2º trimestre de 2019.
O Parque de Serviços TV no 2º trimestre de 2019 atinge 1,4 milhões de Clientes, +11,9 mil em adições líquidas, tendo o Segmento capturado nos últimos 12 meses cerca de 63 mil adições líquidas. De salientar que no mercado global, a Altice continua a liderar o setor em termos de quota de mercado ao nível das adições líquidas, tendo atingido mais de 50% do mercado no 2º trimestre de 2019.

Segmento Serviços Empresariais
[Combina os segmentos Empresarial – B2B, Grossista e as restantes Unidades de Negócio da Altice Portugal]

A receita do Segmento de Serviços Empresariais cresceu pelo quarto trimestre consecutivo quando comparada com o mesmo período do ano anterior, tendo crescido +3,6% no 2º trimestre de 2019, sobretudo pelo forte aumento da Altice Labs, mas também pelos bons desempenhos dos segmentos Empresarial (B2B) e Grossista.

Em termos sequenciais, no 2º trimestre de 2019, a receita do Segmento Serviços Empresariais teve um incremento de +4,9%, motivada pelo bom desempenho da Altice Labs, pelo forte crescimento dos negócios “Não Telco”, pelas Vendas de Equipamentos no Segmento B2B e pelo efeito sazonal no Segmento Grossista dos roamers na rede Altice Portugal, com aumento de tráfego face ao 1º trimestre.

Segmento B2B
Consolidação da liderança do mercado de telecomunicações, refletindo um forte desempenho operacional neste trimestre, com as adições líquidas a atingirem o valor mais elevado dos últimos 4 anos, alcançando +43,1 mil RGUs. A estratégia comercial com foco na convergência, no aumento da conetividade, na proximidade com as necessidades dos Clientes Empresariais, lançando novas e mais abrangentes soluções de ICT, BPO, M2M/IoT, permitiu atingir este nível de resultados.

A atividade de telecomunicações manteve um sólido desempenho, consolidando a liderança de mercado da Altice Portugal em todas as principais linhas de negócios. No entanto, esse sólido desempenho operacional continua a ser enfatizado pela erosão de preços, devido ao ambiente competitivo existente sobretudo nos negócios conhecidos como “Telco Tradicionais”.

Segmento Grossista
As receitas aumentaram + 2,1% em termos homólogos, suportadas pelas maiores receitas de roamers (efeito sazonal) na rede da MEO e pela utilização de infraestruturas por outras operadoras, que compensaram os impactos negativos da regulação ao nível do decréscimo nos preços e a redução nas receitas de circuitos e de rede de cobre, dado que outras operadoras portuguesas continuam a substituir linhas de acesso de cobre e circuitos alugados da Altice pela sua própria infraestrutura de fibra.

Altice Labs
O 2º trimestre de 2019 consolida o crescimento de trimestres anteriores em resultado do forte posicionamento do portfólio de P&S, sobretudo ao nível das Soluções Óticas (Portugal e França), complementadas pela oferta de Sistemas de Suporte de Operações e Soluções Digitais e de Internet, que continuam a conquistar mercados fora do universo Altice, donde se destaca a mais recente entrada no Reino Unido.

Principais Eventos no 2T 2019
  • Marco histórico de 1 milhão de clientes de fibra. A Altice Portugal ligou a aldeia de Canhestros à sua rede de última geração, onde celebrou também a meta de 1 milhão de clientes com fibra ótica. Este marco é alcançado no âmbito do objetivo estratégico de, até 2020, alcançar 5,3 milhões de casas, um investimento que colocará Portugal na vanguarda da Europa em termos de redes de nova geração. Este número é também um indicador da confiança por parte dos consumidores portugueses.
  • Renovação do programa de fidelização de pontos “MEOS” através do seu alargamento aos clientes convergentes. Cada € gasto em serviços da operadora pode ser convertido em “MEOS” que podem ser trocados por smartphones, acessórios, experiências, donativos a instituições de solidariedade social. Esta iniciativa visa reforçar a diferenciação da marca MEO pela aposta na diversificação da oferta de experiências valorizadas pelos seus clientes no seu dia-a-dia.
  • Cobertura integral 5G durante o MOCHE XL E-SPORTS e realização da primeira transmissão televisiva em 5G, o que se traduz num momento histórico na evolução da tecnologia e das telecomunicações, não só em Portugal, como em todo o mundo. É através destes marcos que a Altice Portugal tem vindo a progredir no estabelecimento da tecnologia 5G e tem conquistado o título de líder no mercado.
  • Reforço da aposta na inovação de serviços que gerem valor para os clientes: Reposicionamento dos canais HD na oferta fibra para as primeiras posições da grelha (1-20) e extensão a mais canais HD dos serviços Gravações Automáticas e Restart TV; Lançamento de uma nova oferta SVOD: Sundance TV On Demand; Lançamento de novas APPs TV; Criação de uma nova oferta de pacotes flexível (M3 e M4) que permite ao cliente criar as combinações que melhor se adaptem às suas necessidades.
  • A Altice Portugal continua a renovar as suas lojas de forma a estabelecer uma maior proximidade com o cliente, promovendo a experiência com os produtos oferecidos mediante a interação direta com os mesmos (renovação de três lojas no segundo trimestre: Matosinhos, Via Catarina e São João da Madeira).​​

 Modelo - Bloco Galeria

 

 

 Anexos

 

 

 Modelo - Bloco Colunas