24/07/2020

Colaboradores dão nota positiva à atuação da Altice Portugal face à pandemia

​​​«Dedicação e empenho que tenho pela organização, dado o momento atual», «vontade de permanecer ligado à organização», «Grau em que considero que a organização tomou as medidas adequadas para a continuidade do negócio/atividade», «Apoio com que posso contar por parte da minha chefia direta para o desempenho das minhas funções neste regime de trabalho» e «Orgulho que tenho em pertencer a esta organização, dado o momento atual», foram algumas das questões que mereceram nota máxima por parte dos colaboradores da Altice Portugal.

Com o intuito de avaliar a perceção dos colaboradores relativamente à resposta das organizações, em Portugal, os resultados são do «Estudo de avaliação da resposta das organizações em Portugal na adaptação dos sistemas de recursos humanos à situação decorrente da pandemia de COVID-19», promovido pelo Observatório Nacional de Recursos Humanos (ONRH).

Face ao contexto inédito criado pela pandemia da COVID-19, a Altice Portugal foi a primeira empresa privada a ativar um Plano de Contingência e Prevenção, implementando um conjunto de medidas e ações preventivas com vista a garantir condições de segurança e de saúde aos seus colaboradores, parceiros, clientes e fornecedores, de forma continuada e permanente, assegurando também a continuidade do negócio e dos serviços prestados pelas empresas da Altice Portugal.

Desde o início que a rapidez, eficiência e capacidade de adaptação pautaram a atuação da Altice, permitindo de forma célere dar respostas eficazes na gestão da pandemia. Neste sentido, foram implementadas um conjunto de medidas internas, nomeadamente sinalização e implementação de dispensa imediata de assiduidade em regime de teletrabalho a colaboradores pertencentes a grupos de risco, bem como a colaboradores que utilizam transportes públicos.

Em menos de uma semana, 50% dos colaboradores estavam em regime de teletrabalho, sendo que apenas áreas fulcrais para a segurança de infraestruturas e operações funcionaram de forma ininterrupta e presencial em modo de rotatividade. Mesmo as funções de call center, dos centros de atendimento, foi migrada e o atendimento ao cliente foi feito a partir de casa. Foi também realizado o reforço da equipa de Saúde no Trabalho da Altice Cuidados de Saúde, nomeadamente com a integração de novos médicos especialistas adequados ao atual contexto.

Para além destas medidas, os edifícios e as lojas que mantiveram o seu funcionamento, viram ser reforçadas medidas com vista à retenção de propagação da doença, através do reforço de ações de limpeza periódicas, abastecimento de gel desinfetante e máscaras de proteção individual. Foi também estipulado o limite máximo de 25% da ocupação dos espaços. Toda esta ação, complexa de operacionalizar, abrangeu cerca de 8 mil colaboradores diretos e 18 mil indiretos.

Em resposta ao Plano de Contingência implementado e às condições criadas, a Altice Portugal obteve resultados muito positivos por parte dos seus colaboradores, com todas as classificações a apresentarem-se acima da média. De destacar, num grau muito elevado, a gestão da empresa, que perante a pandemia correspondeu às expectativas dos seus colaboradores e tomou as medidas necessárias para salvaguardar os postos de trabalho e para haver continuidade do negócio e atividade, bem como os colaboradores em regime de teletrabalho atribuíram classificações muito positivas, considerando que tinham condições de trabalho muito satisfatórias. Por fim, sublinha-se o sentimento positivo e elevado dos colaboradores quanto às perspetivas de futuro face à Altice Portugal.

Este estudo demonstra o empenho e a confiança depositada pelos colaboradores na gestão da Altice Portugal durante todo o período atípico em que se vive. Para a Altice Portugal, a sua maior prioridade são as pessoas e o seu bem-estar, a sua proteção e a sua segurança a maior preocupação.


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 ANEXOS

 

 

Colaboradores da Altice Portugal dão nota positiva à atuação e adaptação da Empresa face à pandemia da COVID-19Colaboradores da Altice Portugal dão nota positiva à atuação e adaptação da Empresa face à pandemia da COVID-19PDF174.000000000000KB23/07/2020 23:00:00DD-MM-AAAAhttp://conteudos.telecom.pt/Documents/PT/media/comunicados/2020/julho/Colaboradores%20da%20Altice%20Portugal%20d%C3%A3o%20nota%20positiva%20%C3%A0%20atua%C3%A7%C3%A3o%20e%20adapta%C3%A7%C3%A3o%20da%20Empresa%20face%20%C3%A0%20pandemia%20da%20COVID-19.pdf, http://conteudos.telecom.pt/Documents/PT/media/comunicados/2020/julho/Colaboradores%20da%20Altice%20Portugal%20d%C3%A3o%20nota%20positiva%20%C3%A0%20atua%C3%A7%C3%A3o%20e%20adapta%C3%A7%C3%A3o%20da%20Empresa%20face%20%C3%A0%20pandemia%20da%20COVID-19.pdf

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