22/06/2021

Altice Portugal inaugura primeira Cabine de Leitura na região de Sesimbra

Num movimento de valorização da leitura como direito humano e condição do livre exercício da cidadania cultural, a Altice Portugal, através da Fundação Altice, inaugurou ontem mais uma cabine de leitura nascida a partir de uma antiga cabine telefónica, desta vez na freguesia da Quinta do Conde.

A nova cabine de leitura é a primeira na região de Sesimbra. À semelhança das mais de quatro dezenas de microbibliotecas já distribuídas um pouco por todo o país, incluído os arquipélagos dos Açores e da Madeira, este novo espaço de leitura é concretiz​​​ado pela Fundação Altice, que reaproveita cabines telefónicas, e mediante parcerias com entidades autárquicas e escolas, assegura a sua adaptação e instalação com o objetivo de estreitar laços comunitários, exercitar a cidadania e fomentar a leitura num espaço totalmente inesperado, com o mote: "Levar, doar, ler, devolver".

A sessão de inauguração da Cabine contou com a presença de Ana Estelita, Diretora da Fundação Altice, de Francisco Jesus, Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, de Felícia Costa, Vice-presidente da Câmara Municipal de Sesimbra e de Vítor Antunes, Presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Conde.

A microbiblioteca está instalada numa antiga cabina telefónica que foi requalificada e reconvertida para fins pedagógicos e culturais, tornando-se assim num ponto de interação e dinamização cultural com os leitores desta zona da freguesia da Quinta do Conde. Basta trazer um livro e levar outro, para que a leitura tenha uma dinâmica leve e informal.

A reconversão de cabines telefónicas antigas inspira-se num movimento iniciado na pequena aldeia de Westbury-sub-Mendip, no sudoeste de Inglaterra, onde os seus moradores procuraram transformar uma das cabines telefónicas classicamente encarnadas nas mais pequenas bibliotecas do mundo. Em Portugal, este projeto iniciou-se pela mão da Fundação Altice em 2013, contando hoje com cerca de 46 cabines espalhadas de norte a sul e ilhas.

Esta é mais uma iniciativa que se insere num vasto programa no âmbito da Responsabilidade Social protagonizado pela Altice Portugal que se situa em áreas fulcrais como as da cultura, educação, a música, o desporto, a língua portuguesa e a intervenção social.

Modelo - Bloco Galeria

Anexos

Altice Portugal inaugura primeira Cabine de Leitura na região de SesimbraAltice Portugal inaugura primeira Cabine de Leitura na região de SesimbraPDF384.000000000000KB21/06/2021 23:00:00DD-MM-AAAAhttps://conteudos.telecom.pt/Documents/PT/media/comunicados/2021/junho/altice-portugal-inaugura-primeira-cabine-de-leitura-na-regiao-de-sesimbra.pdf, https://conteudos.telecom.pt/Documents/PT/media/comunicados/2021/junho/altice-portugal-inaugura-primeira-cabine-de-leitura-na-regiao-de-sesimbra.pdf

Modelo - Bloco Colunas