02/06/2017

Estou Aqui! passa a estar ativo 365 dias por ano

​À semelhança de anos anteriores, o Dia Mundial da Criança foi a data escolhida para o arranque de mais uma edição do Programa Estou Aqui! O alargamento a crianças entre os 2 e os 10 anos de idade e o aumento da duração do programa são algumas das novidades desta 6.ª edição.
 
MEO e Polícia de Segurança Pública (PSP) juntaram-se, uma vez mais, para o lançamento do Programa Estou Aqui!, na sua versão para Crianças. Ao longo dos últimos cinco anos, o conceito impactou mais de 163 mil que usaram as pulseiras azuis de identificação.

A iniciativa visa agilizar o contacto imediato com os pais ou educadores caso as crianças se percam. Como? Mediante a identificação da criança através de uma pulseira com um código alfanumérico único, pessoal e intransmissível, de fácil ativação e gratuita. Após ativação no site https://estouaqui.mai.gov.pt, as pulseiras ficam disponíveis em poucos dias na esquadra da PSP escolhida pelos responsáveis. Durante a inscrição no site podem ser associados outros elementos que os pais e/ou educadores pretendam fornecer, como o quadro clínico, o grupo sanguíneo, a medicação ou doenças crónicas.

 As pulseiras Estou Aqui! podem ser também ativadas em outros países da União Europeia, pois funcionam com recurso ao número 112 europeu, e a PSP estreitou a ligação com as congéneres europeias de forma a que o programa possa ser ativado em caso de necessidade.

Este ano, o Estou Aqui! é alvo de uma otimização que lhe permite estar ativo de 1 de junho de 2017 a 31 de maio de 2018, e não apenas durante o período das férias de verão. Também o intervalo etário das crianças abrangidas é alargado, sendo que o programa é dirigido a crianças dos 2 aos 10 anos.

Este programa é o resultado de uma parceria iniciada em 2012 entre a PSP e a Fundação PT, sendo que desde 2014 tem contado com o patrocínio MEO. Em 2015, a parceria entre a Fundação PT e a PSP esteve génese o programa-piloto Estou Aqui! Adultos, que foi recentemente alargado a todo o país. Disponível em https://estouaquiadultos.mai.gov.pt/Pages/Home.html, esta é uma evolução do programa para crianças destinada a proteger e dar apoio a quaisquer adultos que possam vir a ser encontrados na via pública em estado de especial vulnerabilidade, permitindo a sua correta identificação e o contacto célere com um familiar.

Roadshow conjunto da PSP e MEO

Em maio foi desenvolvido um roadshow com ações de sensibilização em escolas do primeiro e segundo ciclos. Através de jogos e animações, cerca de 5 mil crianças e educadores foram envolvidos e alertados para os temas mais críticos associados à segurança infantil de forma irreverente e divertida.

A partir de 22 de julho, PSP e MEO voltam a percorrer o litoral do país com o MEO kids Camp, uma ação de animação e sensibilização para famílias sobre a temática da segurança infantil. Durante a iniciativa, as famílias também poderão aderir e ativar o Programa Estou Aqui! Crianças. O roteiro com os locais e datas do MEO kids Camp estará disponível em meokids.pt a partir do dia 15 de julho.

 Modelo - Bloco Galeria

 

 

 Modelo - Bloco Colunas