23/05/2019

Altice Portugal reforça investimento na Madeira

O Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, esteve nos dias 21 e 22 de maio na Região Autónoma da Madeira num conjunto de iniciativas que se traduzem no investimento que a empresa tem vindo a fazer em diferentes vertentes.            

A deslocação à Madeira teve como principal objetivo dar continuidade à estratégia de proximidade ao território e prosseguir com a expansão da rede de fibra ótica e o reforço da rede móvel. Assim, a Altice Portugal anunciou a criação de um novo projeto que contribuirá para a economia local, na medida em que criará mais emprego na região: o centro de pesquisa tecnológica na Ribeira Brava.

Este projeto resulta da mudança dos centros de atendimento de Portugal Continental para a Madeira, fixando recursos humanos na região. O início da sua atividade está prevista para o final do verão e o centro estrará localizado no Brava Valley. Miguel Albuquerque considera que será muito importante ter “elementos de vanguarda tecnológica a funcionar no Brava Valley, com uma empresa com a dimensão e a capacidade da Altice”.

Alexandre Fonseca anunciou também o aumento da cobertura de rede móvel em 46 túneis da Madeira, sem esquecer que “o recente túnel que liga a Raposeira à Ponta do Pargo também vai ter rede móvel”. O CEO referiu que “hoje já cerca de 70 % dos madeirenses têm acesso à fibra ótica e, até ao final deste ano, cerca de 80 % das casas da Madeira vão ter fibra ótica”.

Em 21 de maio, celebra-se o Dia do Empresário Madeirense e a ACIF assinalou a data com a realização da conferência “A Liderança Empresarial na 4ª Revolução Industrial”, no Centro de Congressos da Madeira. O evento foi seguido de um jantar no Restaurante Panorâmico do Pestana Casino Park, no qual Alexandre Fonseca foi orador convidado. Durante a sua intervenção, o Presidente Executivo da Altice Portugal deu principal ênfase à transformação digital, um momento que afeta não só as empresas, como também toda a sociedade: “É uma verdadeira revolução que tem também um impacto direto naquilo que é o mercado de trabalho, a capacidade de adaptação que temos de ter”.

A ida do CEO da Altice Portugal à Madeira terminou com a inauguração da primeira cabina de leitura localizada numa escola. A Escola dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, no Funchal, foi palco de um dos mais simbólicos gestos de promoção de cultura da Fundação Altice. A sessão de inauguração da cabina contou com a presença do Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho.

Perante uma plateia repleta de crianças, o Presidente Executivo da Altice Portugal apelou à importância de manter a essência do livro, como uma peça insubstituível na arte e cultura. “Nada substitui o verdadeiro livro”, referiu o CEO, finalizando com uma frase de Fernando Pessoa: “Ler é sonhar pela mão de outro e aquilo que eu espero também é que esta biblioteca, nesta escola, vos possa trazer muitos sonhos”.

Jorge Carvalho deu continuidade ao pensamento de Alexandre Fonseca e destacou a “oportunidade de comunicar com quem teve a coragem de deixar no papel o seu pensamento e as suas ideias”, como uma das principais vantagens da implantação destas cabinas de leitura. “É uma oportunidade que a escola vos proporciona, manter a memória de uma cabina telefónica e partilhar momentos com um bom amigo”, referiu o Secretário Regional da Educação.