01/02/2021

Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas

O dia celebrou-se em 30 de janeiro e foi assinalado com o lançamento de um vídeo inspirador que tem Fernando Santos, selecionador nacional de futebol, como protagonista. A iniciativa da Amnistia Internacional está inserida no projeto “Eu Jogo Pelos Direitos Humanos”, que conta com a parceria da Altice Portugal.

"Somos todos seres humanos, somos todos iguais, não interessa a cor da pele, a raça, o género ou a orientação sexual. Não entrem na onda das ofensas, não deem espaço ao racismo." O apelo é feito por Fernando Santos no vídeo que marca o Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas, data criada em 1964 com o objetivo de sensibilizar os alunos e toda a sociedade para valores como o respeito, a tolerância e a solidariedade.

O selecionador nacional de futebol dá rosto e voz a esta campanha promovida pela Amnistia Internacional, em parceria com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), e que relembra que o desporto e o futebol podem ser exemplo de educação e de respeito pela liberdade, igualdade e inclusão. Uma campanha à qual a Altice Portugal se associa ao contribuir para disseminar as mensagens de Igualdade e de Não Violência.

“Eu Jogo Pelos Direitos Humanos.” O novo filme é lançada no âmbito de uma iniciativa inédita de consciencialização para os direitos humanos através do desporto e que, apesar de estar, numa primeira fase, centrada no futebol, pretende abranger várias modalidades. O projeto “Eu Jogo Pelos Direitos Humanos” ambiciona envolver todos os agentes desportivos para colocar um ponto final às situações de violência, racismo, intimidação, ameaças à integridade física, discurso de ódio e casos de tráfico de seres humanos.

Consciente do seu papel na sociedade e da importância em apoiar causas que promovam a igualdade de direitos e de oportunidades entre as pessoas, a Altice Portugal junta-se, desde o primeiro momento, a este importante projeto, que une várias entidades governamentais, a FPF, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a Fundação do Futebol, a Olivedesportos, a Fun Addict, entre outros parceiros. ​