16/07/2021

Altice Portugal apoia Associação Sara Carreira na promoção da igualdade

A Altice Portugal apoia a Associação Sara Carreira com o propósito de lutar pela igualdade e pelos direitos de todos, através do acesso igualitário à formação, ao conhecimento, à acessibilidade e à tecnologia, valores que fazem parte do código genético da Empresa. No dia 15 de julho foram formalmente assinados os Protocolos de Cooperação com os Mecenas da ASC, dos quais também fazem parte a Missão Continente, a SIC e o Banco Santander.

No dia 15 de julho, a Altice Portugal, em Picoas, acolheu a cerimónia de assinatura formal dos Protocolos de Cooperação com os Mecenas da Associação Sara Carreira – Altice Portugal, Missão Continente, SIC e Banco Santander – entidades que acreditam e comungam nos valores da Associação e na importância da inclusão social e da formação jovem, com o objetivo de criar impacto positivo na sociedade portuguesa. 

Entre os presentes estiveram o Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, o Presidente da Missão Continente, José Fortunato, Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo Impresa, Inês Oom de Sousa, Administradora do Banco Santander, e a Direção da Associação Sara Carreira, Fernanda Antunes, Tony Carreira, Mickael Carreira e David Carreira.

A Associação Sara Carreira

A Associação Sara Carreira tem como missão apoiar na formação de crianças e jovens adultos que tenham talento em qualquer área de formação, mas que infelizmente têm poucos recursos financeiros, de maneira a que estes possam concretizar os seus sonhos. Esta premissa vem dar continuidade aos sonhos de Sara Carreira e homenagear o seu modo generoso de estar perante os outros.

Nas palavras de Fernanda Antunes, esta Associação reflete tudo o que foi a vida da filha e é através desta que a Família deseja perpetuar a sua memória. “A Sara tinha qualquer coisa para ajudar constantemente. Ela ajudava imenso e, através desta Associação, quem está a ajudar é a Sara. Nós só estamos aqui em nome da Sara, estamos a transportar um sonho dela".

Fernanda Antunes, mostrou-se muito grata pelo apoio dos Mecenas que se juntaram à ASC (Associação Sara Carreira). “Ninguém faz nada sozinho. Para nós é muito importante que estes parceiros estejam connosco e espero que seja por muitos anos. Isto é para continuar no tempo. Nós queremos é fazer o bem em nome da minha filha”. 

Nas palavras do cantor Tony Carreira, as 21 crianças que serão eleitas para atribuição de bolsas, vão ser acompanhados como se fossem filhos. “Vamos passar a ter 21 filhos. É seguir o crescimento dessa criança e perceber porque é que as coisas estão a correr bem ou mal, como se fosse um filho”, tendo deixado bem claro a sua vontade de ajudar ainda mais crianças no futuro. “O que esperamos no futuro é que possamos chegar a mais crianças. Para já são 21 e tenho pena, mas no futuro serão mais. Mas também temos noção de que nunca vamos conseguir chegar a todos, mas pelo menos estas vão ter essa possibilidade de ajuda”.

A Altice Portugal acredita que o apoio aos mais novos no acesso à educação, à cultura e ao conhecimento é o melhor legado que pode partilhar com a sociedade. 

Desta forma, e uma vez alinhada com os valores da Associação Sara Carreira em ajudar o próximo, em prol do desenvolvimento intelectual daqueles que serão o futuro do País, a Empresa associa-se a esta causa com todo o orgulho. Quem o diz é Alexandre Fonseca, o Presidente Executivo da Altice Portugal. “Há uma proximidade enorme entre os valores e a cultura empresarial da Altice Portugal e os valores que estão subjacentes à Associação Sara Carreira: valores como a proximidade, a humanidade, mas também o apoio à educação. Desde a primeira hora que dissemos presente e que queríamos colaborar para este projeto, mais do que com apoio financeiro e tecnológico, com o nosso coração”.

E referiu: “Disponibilizámo-nos, desde logo, para fazermos esta sessão com os restantes Mecenas e com a Família Carreira aqui na Altice Portugal, exatamente para mostrarmos que as nossas portas estão abertas. Estamos aqui para ajudar e, portanto, também hoje este gesto simbólico quer dizer que este espaço é também o espaço da Associação”.

Para David Carreira, a Altice Portugal é um parceiro que contribuirá para a concretização da missão da Associação Sara Carreira. “É um parceiro tecnológico, mas também é lógico porque tem os mesmos valores que a Associação. E que entrou desde o início com o coração. A Altice é, sem dúvida, um parceiro muito importante para realizarmos estes sonhos e para apoiar o talento nacional”.

Candidaturas Associação Sara Carreira 

A Associação Sara Carreira será responsável pela atribuição de 21 bolsas de estudo este ano, contando que os bolseiros eleitos sejam conhecidos no final de setembro.

A fase de candidaturas terminou no passado dia 30 de Junho, tendo contado com um total de 453 inscrições. Neste momento, as candidaturas estão a ser avaliadas por um júri composto por três elementos designados pela Direção da Associação. Puderam candidatar-se às bolsas crianças e jovens, residentes e a frequentar estabelecimentos de ensino sediados em Portugal, que na data da candidatura apresentaram a idade mínima de 12 anos e a idade máxima de 21 anos. 

Padrinhos e Madrinhas

Além do direito à bolsa de estudo, a cada um dos eleitos será atribuído um Padrinho ou uma Madrinha que acompanhará todos os passos desta nova jornada rumo à concretização de um sonho. 

Bárbara Bandeira, Carolina Carvalho, Claúdia Vieira, Claúdio Ramos, Cristiano Ronaldo, Diana Chaves, Dolores Aveiro, Fernanda Serrado, Fernando Mendes, Georgina Rodriguez, João Baião, João Manzarra, Júlia Pinheiro, Laura Figueiredo, Lourenço Ortigão, Manuel Luís Goucha, Pedro Ribeiro e Tânia Ribas de Oliveira são alguns dos profissionais que têm como objetivo ajudar o bolseiro no seu percurso, nomeadamente na avaliação se a formação que está a receber é a adequada ao seu perfil. 

Os bolseiros contarão com o apoio destes e de uma equipa multidisciplinar que os acompanhará ao longo de todo o período de formação.

 Modelo - Bloco Galeria

 Modelo - Bloco Colunas