09/06/2021

Aniversário da Altice Labs: Há 5 anos a inovar de Aveiro para o mundo

Com um legado de várias décadas, a Altice Labs tem sido catalisadora do desafio que o digital traz à vida das pessoas e ao dia a dia das empresas, assumindo uma posição de liderança nas áreas da Investigação, do Desenvolvimento e da Inovação em Portugal. Há 5 anos que tem vindo a criar, a inovar e a transformar em vários níveis, tornando-se uma referência no mercado global. Produtos e soluções made in Altice Labs são utilizados por mais de 300 milhões de pessoas e em mais de 60 países por todo o mundo. A Altice Labs é claramente a bandeira da engenharia portuguesa e está de parabéns pelos seus 5 anos de existência.

"Hoje é um dia de celebração. Celebramos o sucesso. Celebramos o sucesso deste projeto, os 5 anos da Altice Labs. Mas mais do que estes 5 anos, celebramos a vontade e a capacidade de fazer, de fazer melhor, de fazer diferente. A capacidade que estas equipas da Altice Labs têm mostrado e a capacidade de, a partir de Portugal, levarem tecnologia made in portugal, produto da engenharia portuguesa, e mais inovação para todo o mundo", Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal.

"Comemoramos hoje o 5.º aniversário da Altice Labs, mas também comemoramos a ousadia que nos permitiu afirmar o nome de Portugal como uma bandeira tecnológica do Mundo", Diretor-Geral da Altice Labs, Alcino Lavrador.

Os novos projetos da Altice Labs. Colocar o potencial da tecnologia ao serviço de uma sociedade digitalmente conectada. Comemorado sob o lema da Transição Digital, neste 5.º aniversário da Altice Labs não seria possível deixar escapar a oportunidade de mostrar aquilo que o laboratório tem vindo a fazer nos últimos tempos. A Altice Labs encontra-se a trabalhar em soluções que integram as tecnologias emergentes de comunicações, como o 5G, as redes de fibra ótica e de processamento de informação, entre as quais a cloud, inteligência artificial e advanced data analytics, em quatro grandes áreas: Conetividade Avançada, Digitalização da Indústria, Operações Inteligents e Smart Living.

Alguns destes projetos estão ligados ao core da rede de telecomunicações e, apesar de não serem tão visíveis para o utilizador comum, são fundamentais para as gerações futuras de comunicações, levando inteligência a infraestruturas e serviços. Exemplo disso é a evolução da atual tecnologia de fibra ótica, que passa dos 2,5Gbps para 25Gbps e 50Gbps, e a evolução de small cells para 5G. 

Durante o aniversário, foi apresentada uma solução de network edge, que fomentará uma digitalização conectada e à medida de diversas verticais de negócio. Concebida para minimizar o tempo de operacionalização nos clientes industriais, esta solução reduz a níveis mínimos a entropia nas instalações das soluções dos clientes e o esforço de operação pelo cliente final (tendendo para zero).

Nesta sequência, foi também dado a conhecer o projeto Live!Port, uma solução protótipo para portos digitais, conectados e inteligentes. A solução fornece as funcionalidades necessárias para a sensorização massiva da planta e atividade portuárias, bem como a respetiva recolha, processamento, visualização e aplicação de inteligência sobre a informação recolhida.

Outro projeto em destaque foi o Smart Mesh Wi-fi, uma solução Wi-Fi inteligente que garante a melhor cobertura e experiência para o cliente residencial em função da sua localização na casa a partir do router (e não do repetidor). O serviço inclui uma plataforma cloud com capacidade de despiste de problemas, gestão e analítica. Também foi apresentado o router Wi-Fi 6 com capacidade de 10 Gbps simétricos, isto é, com velocidades de download e upload simétricas de 10 Gbps.

Na área da Televisão, foram três os projetos em demonstração em Aveiro durante o 5.º aniversário da Altice Labs. Em primeiro, BOTSchool, o serviço inovador concebido pela Altice Labs que simplifica a gestão de assistentes virtuais inteligentes, multicanal, capazes de interagir com humanos. Neste caso, integrando de forma automática e inteligente os manuais de utilizador e de instalação da set-top-box Android do MEO para guiar, em linguagem natural e de forma intuitiva e simples, o utilizador final.

Ao nível dos conteúdos de TV, foi apresentada a pesquisa temática avançada na aplicação Android TV. Através de um comando de voz é despoletada uma pesquisa que agrega os conteúdos por tema, sem publicidade, com base em metadados, permitindo a sua visualização na aplicação.

Ainda nesta área, foi demonstrado o InstaTV, uma aplicação para partilha rápida de vídeos e fotografias na TV. Trata-se de um serviço de vídeo-mensagens desenvolvido para o mundo da TV MEO e que permite a partilha simples de conteúdos dos telemóveis para a televisão. Esta aplicação tem como objetivo promover a proximidade de famílias e amigos através da dinâmica de partilha de conteúdos sem a complexidade e o ruído das redes sociais.

Três novos protocolos de colaboração. Altice Portugal expande o seu ecossistema de inovação com novos parceiros. Este 5.º aniversário da Altice Labs assinala também o seu reconhecimento enquanto parceiro tecnológico de referência. Tal só é possível, em grande parte, devido aos parceiros de excelência que se têm vindo a juntar a este ecossistema de inovação criado pelo laboratório da Altice Portugal.

Como tal, no âmbito da comemoração deste aniversário, foram assinados dois novos protocolos de colaboração e um novo memorando de entendimento, que trazem para este ecossistema a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), a Universidade Nova de Lisboa e o Porto de Aveiro.

No caso do protocolo assinado com a Universidade Nova, o acordo prevê também a criação de um novo Prémio "Investigação Nova", que, em 2021, passa a integrar o Altice International Innovation Award (AIIA), o maior prémio monetário atualmente atribuído em Portugal na área da inovação tecnológica. A abertura das inscrições para esta edição foi anunciada por Alexandre Fonseca, em Aveiro, que revelou uma outra novidade. Em 2021, o AIIA conta com um prémio adicional, patrocinado pela Fundação Altice, para soluções que promovam a inserção na comunidade das pessoas com incapacidade.