15/11/2021

Altice Portugal reforça compromisso na Madeira com novos investimentos em tecnologia e inovação

​​Ao longo dos anos, a Altice Portugal tem vindo a reiterar o seu compromisso com a Região Autónoma da Madeira (RAM), onde se posiciona como uma referência tecnológica e importante agente de desenvolvimento socioeconómico, promovendo a aproximação à comunidade madeirense e reforçando o seu investimento na região. 

Prova disso é que, ano após ano, a Altice Portugal tem contribuído para o crescimento e progresso da RAM, numa lógica global de impulsionamento do desenvolvimento económico, social e tecnológico em Portugal. 

O compromisso assumido pela Altice Portugal com a RAM passa por uma presença física permanente nesta geografia, bem como por uma forte ligação à dinâmica de inovação e conhecimento abraçada por esta região nos últimos tempos.

Foi nesse sentido que a Comissão Executiva da Altice Portugal realizou uma visita à RAM, no dia 11 de novembro, onde reforçou o seu compromisso de investimento sustentado e contínuo na região que já ultrapassa os 35 milhões de euros em tecnologia e inovação, nos últimos quatro anos. 

Este compromisso foi materializado em vários momentos do dia liderados pelo Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca - nas áreas da Inovação, Infraestruturas, Saúde e Responsabilidade Social - que contaram com a presença do Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.

Com a assinatura de um protocolo na Câmara Municipal do Funchal foi garantida a continuidade da expansão da Rede de Fibra Ótica e na Rede Móvel, que posicionam a Altice Portugal como o maior investidor em tecnologia e comunicações ao serviço dos madeirenses.

Nas palavras de Alexandre Fonseca, a Altice Portugal assume o seu papel como líder "incontestado das telecomunicações nacionais, que cresce, porque somos a empresa que leva tecnologia, redes de comunicação a todo o país, de norte a sul, sem esquecer as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. E porque apoiamos a transição digital, sabendo a importância que tem a tecnologia para, acima de tudo, uma revolução social".

Referiu ainda que a Altice Portugal desenvolve "tecnologia feita por pessoas, para os cidadãos" e que "a Madeira pode contar connosco" na criação de igualdade de oportunidades para todos os portugueses no que diz respeito às redes de comunicação e tecnologia.

Fez ainda questão de deixar umas palavras de agradecimento, em particular, ao Governo Regional da Madeira e ao seu Presidente, Miguel Albuquerque, por apoiarem o investimento privado e o trabalho das empresas, as quais criam valor, riqueza e emprego. "A parceria entre o setor público e o setor privado é chave para o futuro da nossa economia e da nossa sociedade. Felizmente na Madeira encontramos um ambiente propício ao crescimento, ao progresso e é, por isso, que é visível esse mesmo progresso nesta região da qual nós queremos fazer parte. E é por isso que digo que hoje a Altice Portugal não está de passagem. Está para ficar na Madeira".

No setor da saúde, a Altice Portugal está também empenhada em partilhar o seu know how com a comunidade médica e as pessoas que vivem na RAM. Nesse contexto, o Presidente Executivo da Altice Portugal assinou um Memorando de Entendimento com a Secretaria Regional da Saúde que, aos olhos de Pedro Ramos, Secretário Regional da Saúde, "é um marco histórico" que prevê a constituição de um grupo de trabalho e a realização de um diagnóstico de necessidades e sinergias nas áreas da telemedicina, simplificação processual e administrativa e digitalização. 

Dando continuidade à sua Política de Proximidade e Responsabilidade Social, a Altice Portugal doou ainda equipamentos tecnológicos a quatro instituições sociais: à Associação Protetora dos Pobres (APP), ao Centro Luís de Camões, à Associação de Paralisia Cerebral da Madeira (APCM) e ao Patronato de São Filipe. A doação foi feita por Alexandre Fonseca.

A formação, o conhecimento, a acessibilidade e a tecnologia ao serviço de causas maiores fazem parte do código genético da Altice Portugal. Por essa razão, a oferta de equipamentos a instituições sociais ou hospitalares e a forças de segurança surgem nesse contexto e com o intuito de mitigar desigualdades no acesso da tecnologia ao serviço da sociedade.

"A Madeira, pela primeira vez na sua história, tem a oportunidade de ultrapassar as suas deficiências, os seus problemas, a sua falta de competitividade industrial da sua economia, para nos inserirmos no centro desta revolução que está a acontecer na economia mundial." Quem o diz é Miguel Albuquerque, Presidente do Governo Regional da Madeira, que durante o seu discurso fez questão de agradecer o "empenho e a dedicação" da Altice Portugal no futuro tecnológico e socioeconómico da RAM. "Em setembro de 2019, a Altice montou um polo na start-up da Ribeira Brava, o seu polo de investigação. Nesse dia, admitiu mais de 100 postos de trabalho aqui no contact center. Isso significa que a Altice já tem, aqui na Madeira, mais de 450 postos de trabalho". 

Também Pedro Calado, Presidente da Câmara Municipal do Funchal, fez questão de agradecer e enaltecer o trabalho que a Altice Portugal tem feito pela RAM, em particular, pelo Funchal. "A cidade do Funchal estará, e vai, estar sempre grata pelo investimento significativo que efetuaram até hoje", começou por dizer, acrescentando: "O nosso desejo é de desenvolvermos tecnologicamente a nossa cidade e esse esforço não pode ser partilhado só por nós, tem de ser partilhado com entidades privadas, neste caso com a Altice. Por isso, Sr. Presidente Alexandre Fonseca - e todas as pessoas que fazem parte da sua Administração - peço-vos que olhem também para o Funchal como um parceiro, dignificando o esforço e o contributo que ambas a entidades têm dado". 

No âmbito da deslocação do Comité Executivo da Altice Portugal à RAM foram ainda assinados Protolocos de Fibra, Condutas e Rede Móvel nos Municípios de Ribeira Brava, São Vicente, Porto Moniz e Calheta, com o objetivo de promover uma política de proximidade da Altice Portugal com a comunidade madeirense, posicionando a região como referência tecnológica, com elevados padrões de qualidade de serviço.

COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DE REDE MÓVEL NA RAM

A visita do Comité Executivo da Altice Portugal à RAM terminou com um jantar e concerto do cantor Pedro Abrunhosa, no Savoy Palace, como comemoração dos 25 anos da chegada da rede móvel da MEO à Madeira, marco que demonstra a longa relação da Altice Portugal e das suas marcas com a região e os seus habitantes.

Momentos antes de se dar início ao jantar, Alexandre Fonseca subiu ao palco para cumprimentar os presentes e deixar algumas palavras de celebração sobre os 25 anos de ligação tecnológica da empresa com a RAM.  

“Há 25 anos chegámos à Madeira e estabelecemo-nos como o primeiro operador da rede móvel da TMN – na altura – na Região Autónoma da Madeira. Passaram 25 anos, e hoje continuamos a ser o primeiro”, referiu o Presidente Executivo da Altice Portugal.

De maneira a assinalar a efeméride, Alexandre Fonseca presenteou o ex-presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Alberto João Jardim – o primeiro cliente da empresa na RAM – com uma pequena recordação da Altice Portugal. 

A Altice Portugal, o MEO e a Madeira estão ligados por 25 anos de inovação tecnológica. Mais do que celebrar este marco, o momento serviu para reforçar a presença e afinidade da marca de consumo da Altice Portugal junto da população madeirense.  

Sobre o futuro, Alexandre Fonseca não tem dúvidas: “Vamos continuar a investir na Madeira. Essa é uma garantia, porque a Madeira é também hoje uma das áreas estratégicas de desenvolvimento para a Altice Portugal, de investimento, porque nós acreditamos na reciprocidade daquilo que é o compromisso que temos com as regiões e com o país”.

Esta visita da Comissão Executiva da Altice Portugal à Madeira reforça assim a aposta da Empresa nos seus seis eixos estratégicos - Investimento, Inovação, Proximidade, Qualidade de Serviço, Responsabilidade Social e Sustentabilidade - contribuindo para assegurar uma conectividade de excelência e promover a melhoria contínua da experiência dos seus clientes em todo o Continente e Ilhas.