16/11/2021

Escolhidos os 6 finalistas do Altice International Innovation Award 2021

Os seis finalistas da 5.ª edição do Altice International Innovation Award já estão escolhidos. Os projetos finalistas, 3 da categoria Academia e 3 da categoria Startups, foram escolhidos de entre 80 candidaturas, provenientes de startups em fase de incubação e oriundas de diferentes países europeus, e de estudantes de mestrado e de doutoramento em Instituições Académicas portuguesas.

Além de terem a oportunidade de apresentar os seus projetos a um júri de renome, durante a cerimónia de entrega do Prémio, os finalistas desta edição do Prémio de Inovação da Altice Portugal vão competir pelo primeiro lugar das categorias em concurso. Ao vencedor da categoria startups será atribuído um prémio monetário no valor de €50.000 e a possibilidade de concretização de um piloto (prova de conceito) com o Grupo Altice, com a duração mínima de 9 meses. Já o vencedor da categoria Academia receberá um prémio monetário no valor de 25 mil euros. 

Categoria Academia

  • ​Simulation of cardiovascular conditions in patient-specific 3D-printed model (autoria de Beatriz Maria das Neves Barro): simulação de condições cardiovasculares em modelos 3D para promover, a baixo custo e de fácil acesso, a formação, treino e investigação médica.
  • ReneWaste (autoria de Jônatas Augusto Manzolli): Plataforma de m-commerce para venda e compra de lixo focada na interligação do utilizador final com as empresas de gestão de resíduos, procurando facilitar este processo e, assim, fomentar a reciclagem e economia circular.
  • Collision Avoidance on Unmanned Aerial Vehicles using Deep Neural Networks (autoria de Dário Pedro): framework conceptual focada em veículos aéreos não tripulados, autónomos e em rede, para prevenção da colisão com objetos de reduzida dimensão, procurando atingir níveis aceitáveis de segurança e confiabilidade. 

Categoria Startups

  • Glooma: dispositivo médico de rastreio - SenseGlove - doméstico e portátil, que complementa o convencional autoexame mamário e que está conectado a uma aplicação móvel.
  • Smartex.ai: solução baseada em AI e computer vision para inspeção em tempo-real de têxteis, sendo o principal objetivo a redução da produção defeituosa.
  • ViBo Health: scanner inteligente que tira partido das vantagens da espectroscopia molecular não-evasiva para realizar medições metabolómicas relevantes de parâmetros de saúde, bem-estar e condição física.

Numa cerimónia que se realiza a 23 de novembro, na Estufa Fria, em Lisboa, os vencedores serão escolhidos por um Grande Júri composto por personalidades nacionais referenciadas nas áreas dos media, das startups, da academia, organismos públicos e da indústria portuguesa:

  • Presidente do Júri: Alexandre Fonseca, Presidente Executivo Altice Portugal 
  • Alcino Lavrador, Diretor Geral Altice Labs
  • Ana Estelita, Diretora da Fundação Altice
  • Diana Ramos, Diretora do Jornal de Negócios
  • Domingos Guimarães, Serial Entrepreneur and Business Angel
  • Gabriela Figueiredo Dias, CEO da CMVM
  • Helena Pereira, Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia
  • Joana Mendonça, Presidente da ANI
  • Joaquim Cunha, Diretor Executivo do Health Cluster Portugal 
  • Licínio Pina, CEO do Crédito Agrícola

Além da atribuição dos dois prémios que caracterizam, desde a sua génese, esta iniciativa da Altice Portugal, a edição deste ano conta também com a atribuição do prémio “Inclusive by Fundação Altice”, no valor pecuniário de 15 mil euros. Protagonizado pela Fundação Altice, este galardão pretende premiar trabalhos que visem disponibilizar tecnologias de informação e comunicação para a inclusão digital, bem como soluções tecnológicas de acessibilidade ao serviço dos cidadãos, particularmente aos que são portadores de necessidades especiais.

Ainda pelo 5.º ano consecutivo, a Agência Nacional de Inovação (ANI) volta a associar-se ao AIIA ao distinguir, através do BfK Awards, o melhor projeto nascido do conhecimento resultante de atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D), valorizando o conhecimento científico e tecnológico nacional e assim contribuir para o desenvolvimento da economia.

 Modelo - Bloco Galeria

 Modelo - Bloco Colunas