24/09/2021

Prémios SAPO 2021: Conheça os melhores do mundo digital

​​Foram ontem conhecidos os vencedores da 20ª edição dos Prémios SAPO, um evento de referência ao nível da publicidade e comunicação digital, que ganhou, ao longo destes anos, o reconhecimento e o respeito dos principais agentes criativos e do público em geral. O evento realizou-se de forma híbrida, entre o restaurante-bar "Praia no Parque" e a transmissão online do Portal SAPO.

Os Prémios SAPO de 2021 receberam, no total, 131 inscrições, das quais foram nomeadas 51 campanhas por um Primeiro Júri, encabeçado por João Sàágua, Reitor da Universidade Nova de Lisboa. Mas foi no dia 23 de setembro, no restaurante Praia no Parque, que se realizou a cerimónia oficial de entrega dos 29 galardões, nas categorias de Prémios Setoriais (Criatividade e Meios), Prémios de Estratégia, Prémios para Formatos Especiais, Prémios de Media Digital, Prémios do Júri e, ainda, mais dois prémios especiais desta nova edição, o Prémio Carreira, dado ao músico Tim dos Xutos e Pontapés, e o Prémio Melhor Parceiro SAPO Voz, para o Diário do Minho.

Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, realçou a importância de se regressar aos eventos presenciais, ao contacto físico e à presença. "Todos nós vivemos o mundo digital nestes últimos dois anos de forma extraordinariamente intensa. (...) Sobre os candidatos, mostram que, mesmo apesar da pandemia, apesar destes meses de confinamento, continuámos com uma indústria criativa, com Anunciantes e com Agências que têm um talento enorme e que têm vindo a construir um mercado digital em Portugal muito forte."

Dos vários prémios que foram atribuídos durante o evento dos Prémios SAPO, é importante destacarmos os quatro grandes vencedores dos Prémios do Júri: na categoria Campanha do Ano, a Altice Portugal e a sua marca MEO ganharam com a campanha do "Dia da Mulher"; a SamyRoad Portugal foi eleita a Agência Criativa do Ano; a Altice Portugal subiu novamente ao palco como Anunciante do Ano; e a Wavemaker tornou-se Agência de Meios do Ano. Foram quatro distintos prémios dos quais a Altice Portugal conquistou dois, demonstrando a sua irreverência, criatividade e vanguardismo.

João Epifânio, Chief Sales Officer B2C da Altice Portugal, não conseguiu esconder a sua felicidade pelo facto de o MEO ter conquistado a categoria de Campanha do Ano, com o êxito que foi o "Dia da Mulher". "É a prova de como com criatividade podemos fazer uma campanha low-budget que o mercado entende e recebeu muito bem".

Francisco Véstia, da SamyRoad Portugal, ficou sem palavras com a quantidade de prémios que recebeu durante a noite. "Não estávamos nada à espera. Estávamos confiantes que íamos conseguir alguma coisa, mas sermos a Agência Criativa do Ano foi uma grande surpresa para nós."

Os Prémios SAPO 2021 também se primaram pelo Júri que reuniu nesta edição. Foram cerca de 30 os profissionais do mundo da publicidade, do marketing e da comunicação que integraram os três grupos distintos de jurados responsáveis pela eleição dos vencedores. O Primeiro Júri esteve responsável por selecionar a lista de campanhas inscritas nas várias categorias. O Segundo Júri encarregou-se de atribuir os prémios aos 51 nomeados. Por fim, incubido de escolher os vencedores na categoria de Prémios de Media Digital esteve o Júri de Media Digital.

João Sàágua demonstrou-se extremamente satisfeito com a cerimónia e afirmou-se surpreendido com os novos prémios que apareceram nesta edição. "Acho que o SAPO está de parabéns e a Altice também está de parabéns. (...) Enquanto jurado, o principal desafio foi ver o maior número de produtos que estavam a concurso e aprender bastante com os membros do Júri, porque eles é que são os profissionais."

Materializando aquela que tem sido desde sempre a tradição destes Prémios, o SAPO doou o valor total angariado com as inscrições (6.950 euros) a uma instituição escolhida pela Fundação Altice. Este ano, a instituição eleita foi a Associação Salvador, que tem como missão promover a inclusão das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida.

Salvador Mendes de Almeida, Presidente da Associação, fez questão de deixar algumas palavras no momento de receber o cheque monetário. "Em nome da Associação Salvador, quero agradecer à Fundação Altice, aqui representada por Ana Estelita, que nos tem vindo sempre a apoiar. (...) Deixo aqui esta sensibilização para que todas as vossas empresas continuem a marcar a diferença."

Os Prémios SAPO nasceram no ano de 2000 e terminaram a sua 20ª edição com mais de mil troféus atribuídos e um total de mais de 204 mil euros angariados e doados a instituições de solidariedade social.

Mais sobre...

O Prémio Carreira. É um galardão atribuído pela Altice Portugal que pretende reconhecer uma figura nacional que se destaca pelo esforço, resiliência e excelência na sua área de atuação. Este ano, Tim (dos Xutos e Pontapés) foi o grande eleito e o prémio foi entregue pelo Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, no final da cerimónia.

O Prémio Melhor Parceiro SAPO Voz. É um galardão que pretende enaltecer um dos mais de 50 parceiros do projeto SAPO Voz, uma iniciativa criada no ano passado que tem como objetivo apoiar os mais de 750 órgãos de comunicação social local e regional existentes em Portugal. O feliz contemplado este ano foi o Diário do Minho, sendo que o prémio foi entregue por André Figueiredo, Diretor de Coordenação Institucional, Corporativa e Comunicação da Altice Portugal.

 Modelo - Bloco Galeria

 Modelo - Bloco Colunas