19/12/2022

“O Melhor Presente é Estar Presente”

​O mês de dezembro, pelo seu caráter festivo, é muitas vezes associado às frequentes e longas deslocações pelo país. A ANSR lançou esta segunda-feira, dia 19 de dezembro, uma campanha de comunicação para sensibilizar os automobilistas para os comportamentos de risco na estrada, tais como o excesso de velocidade, o conduzir sobre o efeito do álcool ou o uso do telemóvel ao volante.

“O Melhor Presente é Estar Presente” remete para o compromisso de viajar sem pressa, com Zero álcool e Zero telemóvel. “Todos juntos, vamos conseguir que nenhuma família fique destroçada, que nenhum de nós perca um familiar, um amigo ou um vizinho. É o compromisso de todos com as Zero Mortes.” É esse o principal objetivo desta campanha a que a Altice Portugal se junta como parceira.

​Segundo dados da ANSR, “a sinistralidade rodoviária é uma tragédia mundial: todos os anos morrem 1,35 milhões de pessoas em todo o mundo. São 3700 pessoas por dia, 1 pessoa a cada 24 segundos. É a primeira causa de morte dos 5 aos 29 anos.” 

A ANSR refere ainda que em Portugal, e apesar dos resultados obtidos nas últimas duas décadas, morrem nas estradas portuguesas cerca de 600 pessoas todos os anos, além de mais de 2000 que ficam gravemente feridas e com incapacidades permanentes.

É importante envolver todos os setores da sociedade no combate à sinistralidade rodiviária. Para celebrar o Natal e o Ano Novo com alegria, continua a fazer-se um apelo às viagens em segurança. "Todos queremos estar junto das nossas famílias e amigos e não ter nenhum lugar vazio à mesa."​​