02/06/2022

6.º Aniversário da Altice Labs: aposta no Futuro da Saúde

​​​Numa festa repleta de inovação, tecnologia e muito futuro, a sede Altice Labs encheu-se, no dia 31 de maio, para celebrar o 6.º aniversário daquele que é o Centro de Inovação, Investigação e Desenvolvimento do Grupo Altice. Porque se há algo a que a Altice Labs já nos habituou é que o futuro começa hoje.

Na abertura do evento, Ana Figueiredo, Presidente Executiva da Altice Portugal, frisou o orgulho do papel e do contributo da Altice Labs: “Enche-nos de orgulho sermos o maior polo de Investigação e Desenvolvimento do País e a sede da inovação tecnológica em Portugal. Em sermos a Bandeira da engenharia portuguesa e uma referência no mercado mundial. Em sermos reconhecidos continuamente no mercado nacional e internacional e uma empresa portuguesa a trabalhar para o mundo.”

Ao longo do dia a Saúde foi o tema central deste Aniversário. Sob o lema “Bem-estar e saúde digital”, a sede da Altice Labs, em Aveiro, vestiu-se a preceito para a receber e apresentar novos projetos de Inovação, Desenvolvimento e Investigação, centrados na área das plataformas e aplicações digitais, de suporte à saúde e ao bem-estar. Entre os convidados estiveram, entre outros, Elvira Fortunato, Ministra de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Isabel Rocha, Vice-Reitora da Universidade Nova, e Margarida França, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

Nas palavras de Alcino Lavrador, Diretor-Geral da Altice Labs, esta celebração resulta da palavra “ousar”. “É esta palavra que ainda hoje nos caracteriza. Desde o nosso início em 1950 que ousámos desenvolver em Portugal tecnologias de telecomunicações mais avançadas. Ousamos desafiar os limites. Ousamos fazer mais e melhor que muitas multinacionais com mais meios. Ousamos inovar. Ousamos oferecer uma vida melhor para as pessoas”, afirmou. 

O panorama da Saúde tem sofrido diversas alterações ao longo dos anos. O aumento da esperança média de vida, o envelhecimento da população, a crescente prevalência das doenças crónicas e a situação pandémica vivida, vieram realçar a importância de cuidados mais próximos e continuados e a prestação de cuidados de saúde de qualidade.

Soluções Tecnológicas

Enquadradas na capacidade de inovação, desenvolvimento e investigação da Altice Labs, foram realizadas demonstrações em tempo real que vão contribuir para o novo paradigma do setor da Saúde nacional: ​

  • A Altice Labs, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) e a Fundação Champalimaud demonstraram, em tempo real, as potencialidades do “Medigraf Augmented Telemedicine” - um complemento fundamental dos serviços digitais de saúde - mostrando a perspetiva de um médico especialista ao utilizá-lo durante uma teleconsulta para realização de ecografia.
  • O recurso a 5G da Altice Labs foi, mais uma vez, utilizado numa colaboração com a Fundação Champalimaud. Depois de terem feito história, com a realização da primeira cirurgia de cancro da mama com utilização da tecnologia 5G, que uniu Portugal e Espanha, as duas entidades voltaram a promover uma cirurgia supervisionada remotamente entre dois cirurgiões, um presente em Aveiro e o outro no bloco operatório da Fundação, em Lisboa. 
  • SmartAL – uma plataforma de assisted living que permite a recolha de dados através de dispositivos médicos sem fios, da sensorização de espaços, ou mesmo nas pessoas, através de wearables. Nesta solução, o CINEMAT, laboratório da Universidade Nova de Lisboa com projeto de sensores de grafeno, e a TMG, com os seus tecidos inteligentes, associam-se à Altice Labs;
  • A Altice Labs tem também trabalhado de forma próxima com um conjunto de Parceiros que, através das suas ofertas complementares, enriquecerão a base de dados do SmartAL com grandes volumes de informação (previamente validados), potenciando a sua capacidade para auxiliar processos de tomada de decisão, ajustes de rotinas, entre outros. É o caso da Mediceus, que desenvolveu um sistema pioneiro de dados de saúde que protege a privacidade do titular, permitindo um acesso seguro, em cloud e a partilha dos dados com terceiros. 
  • Inteligência Artificial (IA) - No caso concreto das doenças oculares, a Altice Labs associou-se ao Centro Cirúrgico de Coimbra na aplicação de uma das mais recentes técnicas IA/machine learning (ML) ao diagnóstico de patologias oculares, numa primeira fase com foco no glaucoma ocular. Esta parceria possibilita a sua rápida utilização para o diagnóstico precoce, encaminhamento, estratificação de risco, prognóstico e análise da evolução da patologia.

No âmbito das recentes candidaturas ao programa Português PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), mais especificamente na sua componente 5 (C05 – Agendas/Alianças mobilizadoras para a reindustrialização), a Altice Labs integra 3 dos consórcios mais relevantes que apresentaram projetos na área da Saúde, nomeadamente: 

  • D2 - Digital Diabetes - é uma iniciativa desenvolvida pela Universidade Nova de Lisboa que integra numa plataforma única conhecimentos e competências da ciência dos materiais e nanotecnologia, engenharia eletrónica, tecnologias da informação e comunicação, ciência biomédica, análise de dados, inteligência artificial, serviços de saúde, educação terapêutica e economia da saúde centrados nas pessoas com diabetes.  Neste projeto, a Altice Labs irá desenvolver as interfaces eletrónicas e os sistemas de recolha de dados dos biossensores de nanotecnologia criados no projeto, assim como ferramentas de machine learning e inteligência artificial capazes de transformar os dados recolhidos dos biossensores em conhecimento e diagnósticos precoces.
  • Data4Life - o projeto irá recolher, armazenar, organizar, harmonizar, integrar e gerir as informações do paciente num sistema integrado de bases de dados baseado em nuvem, facilitando o desenvolvimento de modelos analíticos avançados para apoiar o diagnóstico clínico de rotina e a tomada de decisão, alinhados com altos padrões éticos e normas de proteção de dados. A Altice Labs integrará, neste projeto, a sua plataforma de assisted living com a base de dados do projeto, criando assim um conjunto de ferramentas mais inteligentes, baseadas no acesso a fontes de dados de saúde de grande volume, previamente validadas e com significado estatístico.
  • HfPT – Health from Portugal – centrado no cidadão, promove a redução e a racionalização de custos, melhorando a qualidade dos serviços prestados. Altice Labs assume o papel de tomador de vários dos serviços desenvolvidos, promovendo a integração na sua solução de telesaúde, o SmartAL e a sua futura colocação no mercado. 

Prémio Investigação NOVA–Altice

Em 2021, a Altice Labs e a Universidade Nova de Lisboa celebraram um protocolo para promover a colaboração científica-tecnológica e consolidar sinergias em áreas como sistemas de cloud, Big data, inteligência artificial, eHealth, smart cities, aplicações para dispositivos móveis e entretenimento multimédia.

Este protocolo previa também o Prémio Investigação NOVA–Altice que tem como objetivo distinguir e reconhecer o mérito de Docentes/Investigadores da NOVA de todas as áreas do conhecimento, em qualquer fase de carreira, cujo trabalho se tem destacado a nível nacional e internacional pelo seu grau de excelência e impacto. O montante do Prémio nesta 1.ª edição é de 20.000€.

O Professor Doutor Rodrigo Martins, Professor Catedrático na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, foi o vencedor da 1.ª edição desta Prémio, tendo sido reconhecimento durante o evento de aniversário.

6.ª edição do Altice International Innovation Award

Esta data serviu também para a apresentação da 6.ª edição do Altice International Innovation Award (AIIA). O sucesso das edições anteriores, abre agora as portas do Mundo ao maior prémio monetário atualmente atribuído em Portugal, na área da inovação tecnológica.

O 6.º aniversário da Altice Labs demonstrou o caminho que a Altice Portugal tem percorrido e o seu contributo para a transição digital. Apoiando todos os setores da sociedade, a Altice Portugal assume-se como líder na transformação digital, tendo na tecnologia um pilar fundamental para a sua atuação em prol de uma sociedade mais equitativa. ​